sexta-feira, 10 de março de 2017

Arthur Maia quer demissão de quem se aposentar

A medida se aplica ao setor público e privado, 
mas tem como alvo as contas do Governo Federal

Arthur Maia
Arthur MaiaFoto: Arquivo/ABr

O relator da reforma da Previdência, Arthur Maia (PPS-BA), acrescentará ao projeto uma emenda para impedir que trabalhadores se aposentem e continuem no emprego. "Já tem a emenda pronta, simplesmente dizendo o seguinte: a aposentadoria encerra o vínculo empregatício." A medida se aplica ao setor público e privado, mas tem como alvo as contas do Governo Federal.
A possibilidade de manter o emprego após a aposentadoria representa gastos adicionais de R$ 2 bilhões por ano para o governo devido às empresas estatais. Só nos Correios, segundo Maia, há 12 mil funcionários nessa situação. "A aposentadoria tem que extinguir a relação de trabalho", diz Maia.
Em evento realizado no TCU, o relator disse, ainda, que a reforma não vai passar como está e voltou a defender a necessidade de alterações, principalmente nas regras de transição.Em seminário que discutiu a Previdência dos servidores, a presidente da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil, Lucieni Pereira, defendeu que não dá para dar o mesmo tratamento a servidores e "trabalhador de fábrica".

O relator afirmou que é difícil fazer distinção entre servidores e trabalhadores da iniciativa privada. "O maior mérito da reforma é isonomia em relação ao regime geral."
Após mencionar a "inflexibilidade" da Fazenda para negociar alterações na reforma, Arthur Maia disse que a proposta considerada "ótima" pelo governo não será aprovada. "Aprendi naquela Casa (a Câmara) que o ótimo é inimigo do bom. Vamos tentar construir um projeto bom." (Folhape).

Blog do BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...