terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

UPAE/IMIP de Petrolina realiza Escleroterapia de Varizes com Espuma guiada por Ultrasson

                        Por: (Vinicius de Santana).
 Uma técnica revolucionária para o tratamento de varizes que, muitas vezes, substitui a cirurgia
Uma técnica revolucionária para o tratamento de varizes que, muitas vezes, substitui a cirurgia


A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) apresenta mais uma novidade aos seus usuários. Recentemente, a unidade começou a realizar a Escleroterapia de Varizes com Espuma guiada por Ultrasson, uma opção moderna e revolucionária, recém-autorizada no SUS para o tratamento de vasos sanguíneos dilatados ou más formações, ou seja, varizes nos mais diversos tamanhos.
O procedimento médico, minimamente invasivo e resolutivo, foi destaque em um quadro de saúde do Dr. Drauzio Varella no final do ano passado, quando o médico abordou a doença (varizes) que atinge cerca de 70% da população adulta e pode gerar sérias complicações se não for tratada adequadamente. Na época da reportagem não havia um código específico no SUS para aplicação dessa técnica, criado somente agora em janeiro pela Comissão Nacional de Incorporação de Novas Tecnologias (CONITEC).
“Mais uma vez estamos à frente do tempo, trazendo novidades para Petrolina e região. Esperamos contemplar o maior número de pessoas possível e contribuir para redução da fila de espera por cirurgias vasculares em Pernambuco”, relata o coordenador médico da UPAE, Elson Marques.

O tratamento usa a substância química polidocanol (que misturado com o ar vira uma espuma capaz de tratar as veias através de uma reação química), é feito no ambulatório, de forma simples, sem corte, sem anestesia, sem ocupar leito hospitalar e a um custo dez vezes menor do que uma cirurgia.

“Outros possíveis tratamentos eram feitos através da cirurgia vascular convencional. Mas, a Escleroterapia, sem dúvida, veio para revolucionar, sendo capaz de tratar casos graves de varizes, inclusive com úlceras abertas e grande quantidade de vasos”, ressalta o cirurgião vascular da UPAE, Severino Júnior.
Estima-se que 6 milhões de brasileiros sofram com varizes e muitos acabam se afastando do trabalho por conta da doença – o que causa um forte impacto financeiro na seguridade social. “Com a técnica da espuma vários pacientes, que não tinham condições clínicas de se submeter à cirurgia ou que tinham a doença em estágio bastante avançado, agora podem ser tratados de forma minimamente invasiva, sem necessidade de anestesia ou de internação hospitalar. O resultado pode ser visto em poucas sessões e só quem sofre com a doença pode dizer a diferença que isso faz”, pontua o especialista.
Dona Elionete Cordeiro da Silva foi uma das primeiras a experimentar o tratamento na UPAE. A dona de casa sofre há 10 anos com varizes e realizou a primeira sessão de espuma na semana passada. Ela garantiu que sentiu apenas um pequeno ardor, mas que passou em segundos. “Achei ótimo poder fazer esse procedimento e espero ficar boa logo. Estou muito otimista”, revelou.
Para ter acesso ao tratamento, os pacientes devem seguir o fluxo normal de atendimento da Unidade. O primeiro passo é procurar o posto de saúde do bairro para uma avaliação e possível encaminhamento. A marcação da primeira consulta com o médico vascular é feita pela secretaria de saúde do município de origem do paciente. Vale ressaltar que a UPAE/IMIP de Petrolina é a referência ambulatorial de especialidades para os 7 municípios da VIII Gerência Regional de Saúde de Pernambuco. 
Blog do BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...