segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Encontro de maracatus rurais toma conta das ruas do centro de Nazaré da Mata

ZONA DA MATA

Evento também contou com presença do governador, que falou da segurança
Festa conta com 36 agremiações que desfilam nas ruas do centro de Nazaré da Mata (Rafael Martins/Esp. DP)
Festa conta com 36 agremiações que desfilam nas ruas do centro de Nazaré da Mata

Os maracatus rurais coloriram e encheram de tradição as ruas do centro de Nazaré da Mata, na Zona da Mata de Pernambuco. O tradicional encontro reúne 36 agremiações, nesta segunda-feira. As apresentações se estendem até o começo da noite.

Maria do Nascimento ao lado do marido há 15 anos  (Rafael Martins/Esp. DP)
Maria do Nascimento ao lado do marido há 15 anos

José João Estevão da Silva, 64, e José Félix da Silva, 65, "brincam" no Maracatu Cambinda Brasileira, de Nazaré da Mata, há mais de três décadas. "Enquanto força eu tiver, vou ser um caboclo, coisa que aprendi com meu pai", disse José João, filho de João Estevão, fundador do Cambinda. O grupo completa 100 anos em 2018.
 
Maria do Socorro Nascimento, de 70 anos, inverteu os pápeis com o seu marido há 15 anos. Antes era ela quem acompanhava Manoel Henrique da Silva, 69 anos, nas apresentações como caboclo de lança do maracatu Leão Brasileira. Agora, Maria brinca de baiana no maracatu Cambinda Nova.

O servente de pedreiro José Francisco da Silva, 52 anos, é outro que se faz sempre presente na festa. Ele trabalha o ano inteiro, junta dinheiro e, nesta época, recupera a roupa de caboclo para se divertir. Atualmente morando no Recife, ele se muda para Tracunhaém, no carnaval, onde se une aos brincantes do Maracatu Leão da Mata Norte, que se também apresentou nesta segunda-feira em Nazaré da Mata.  

Grupos de maracatu têm integrantes antigos e que brincam há três décadas no Carnaval da cidade na Zona da Mata de Pernambuco (Rafael Martins/Esp. DP)

Também presente no evento, o governador Paulo Câmara acompanhou, por mais de uma hora, as apresentações do encontro de maracatus rurais de Nazaré da Mata. Ao falar no palco, o socialista dedicou a maior parte à questão da violência, ressaltando ser "este um carnaval da paz e da tranquilidade". E, em um gesto político, agradeceu aos foliões e especificamente às polícias Militar, Civil e Científica pelo envolvimento no "desafio da segurança pública".(DP).


Blog do BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...