segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Havia braços e pernas entulhados, relata juiz que visitou presídio no AM

Luís Carlos Valois foi a complexo penitenciário para ajudar a liberar reféns.
56 presos morreram em rebelião, o maior massacre desde o Carandiru.

O juiz da Vara de Execuções Penais do Amazonas que visitou o Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) durante a rebelião que matou 56 presos em Manaus relatou ter visto corpos esquartejados e sem cabeça no local. Luís Carlos Valois foi ao complexo na noite de domingo (1º) para ajudar nas negociações para a libertação dos reféns. A rebelião terminou nesta segunda-feira (2), após mais de 17 horas.
“Em 20 anos de vara de execução penal, eu nunca vi algo parecido. Foi uma cena dantesca, de braços e pernas entulhados em contêiner, com corpos esquartejados, sem cabeça, cabeça jogada para um canto, coisa que eu nunca vi na minha vida. Eu sinceramente estou chocado. Ainda não me recuperei totalmente do que eu vi naquela penitenciária”, disse Valois à GloboNews
O juiz foi ao presídio a pedido da Secretaria de Segurança Pública. Quando chegou ao local, a polícia informou que as mortes já haviam ocorrido – a situação de crise no momento eram os funcionários do sistema penitenciário que ainda eram feitos reféns.
“A nossa preocupação era tirar os funcionários que estavam correndo risco de vida. Os presos que tinham morrido, que morreram na rebelião, a desgraça já tinha acontecido”, disse o juiz. Inicialmente, o governo informou que cerca de 60 presos haviam morrido.
Ainda segundo Valois, os presos não sabiam que havia uma câmera filmando a movimentação – com as imagens, seria possível identificar quais foram os presos que cometeram os crimes. “Se a polícia quiser identificar cada um dos criminosos que cometeram aquela barbaridade, ou pelo menos que estavam comandando aquilo lá, é muito fácil de identificar porque tinha uma câmera 24 horas ligada”, afirmou o juiz. “Não precisa saber quem enfiou a faca, quem cortou a cabeça, precisa saber quem estava comandando aquilo.”
Parentes de presos mortos no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus, aguardam em frente ao Instituto Médico Legal (IML) da cidade. Sessenta presos foram assassinados em um confronto entre duas facções criminosas durante uma rebelião (Foto: Michael Dantas/Reuters)

Massacre
O secretário estadual de Segurança, Sérgio Fontes, afirmou que este foi o "maior massacre do sistema prisional do Amazonas". Foram mortos presos ligados à facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) e condenados por estupro. De acordo com o secretário, a facção rival Família do Norte (FDN) comandou a rebelião, que "não havia sido planejada previamente".
O local abriga quase o triplo de presos que sua capacidade. Segundo levantamento da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) realizado no dia 30 de dezembro de 2016, 1.224 presos cumpriam pena em regime fechado no local, que tinha apenas 454 vagas – o que representa um excedente de 170%.
Horas após o fim da rebelião, presos do Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM) de Manaus realizaram um motim. Foi a terceira rebelião em uma unidade prisional da cidade em menos de 24 horas. Segundo o governo do Amazonas, a situação está controlada.
O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, viajou até o Amazonas e vai se reunir nesta noite com o diretor do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Marco Antonio Severo, e o governador do Amazonas, José Melo de Oliveira.(G1).
Blog do BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...