sexta-feira, 15 de maio de 2015

Transporte complementar: o Trabalho que dá certo em Petolina

A Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo -EPTTC tem como missão administrar as funções de transporte coletivo urbana, coordenar, programar e executar a política nacional de transportes públicos no município; além de detalhar operacionalmente o sistema de transporte de coletivo, fixando itinerários, frequências, horários, lotação, equipamentos, turnos de trabalho, integração intermodal, locais e tempos de paradas e critérios para atendimentos especiais.

O órgão municipal também estabelece os esquemas operacionais para o serviço de táxis, definindo custos, equipamentos e locais de estacionamento; fiscaliza a operação e a exploração do transporte público de passageiros por ônibus, vans, táxis e mototáxis, promovendo as correções e aplicando as penalidades regulamentares nas infrações. A EPTTC tem a responsabilidade também de fazer cumprir a legislação e as normas de trânsito, que desde 1998 é de responsabilidade do município. A regulamentação do serviço de transporte complementar foi implantado através de decreto em abril de 2006.

Petrolina possui hoje quase 300 mil habitantes e existe um complexo serviço de prestação de atividades e ações para atender as exigências dos moradores da zona rural. A Prefeitura de Petrolina promove atualmente uma revolução no Sistema de Transporte Complementar. Os números impressionam: são 181 veículos entre vans e micro-ônibus que operam em lugares que os ônibus não chegam. De acordo com o permissionário Adilson de Mendonça, a prefeitura tem dialogado com usuários e motoristas para buscar cada vez mais as melhorias do serviço.

O gerente de transporte complementar, Ryan Pedro Nascimento, conta que hoje existem 8 associações atendendo ao município. Um rigoroso serviço de vistoria e fiscalização de cumprimento de horários. “Temos uma frota de carros e a parceria com a prefeitura que garante gratuidade das passagens para idosos, pessoas com deficiência e estudantes pagam meia passagem”, revela Ryan.

As localidades atendidas se estendem entre a Tapera, Roçado, Núcleos de 1 a 11 do Projeto Senador Nilo Coelho, Maria Tereza, km 25, Massangano, Pedrinhas, Serrote do Urubu, Muquem, Pedra Grande, Izacolandia, Rodeadouro, entre outras. Há 3 anos a Prefeitura revolucionou o sistema colocando para os usuários da linha de Petrolina a Izacolândia, o serviço de bilhetagem eletrônico, dispensando a utilização de dinheiro e troco.

Os equipamentos instalados nos veículos cadastrados na Associação dos Condutores Autônomos em Transporte Alternativo de Passageiros de Petrolina (Ascompe) repercute positivamente entre os usuários, pois o processo é organizado e facilita a vida dos usuários e o trabalho da categoria. “A determinação do prefeito Julio Lossio é sempre tratar as pessoas em primeiro lugar. Por isto estamos sempre nos reunindo com os que fazem o transporte alternativo e complementar do município para que possam oferecer um serviço que atenda as necessidades dos usuários”, ressaltou o diretor presidente da EPTTC, Paulo Valgueiro.

Os usuários avaliam que a frota de carros atende as necessidades. “O transporte é considerado seguro e nossos motoristas são capacitados nos cursos de transporte de passageiros, em parceria com o Sest/Senat. Importante é o debate sobre como fazer para que mais pessoas utilizem o transporte alternativo e complementar com maior satisfação”, finalizou Paulo Valgueiro.

Ascom PMP

Blog do Bill Art´s

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...