sábado, 23 de maio de 2015

Conta de água em Pernambuco fica 3,51% mais cara a partir de junho

por Carlos Britto
http://www.carlosbritto.com/wp-content/uploads/2015/01/%C3%A1gua.jpg
Os pernambucanos vão ter que pagar 3,51% a mais nas contas de água a partir do dia 20 junho, quando entra em vigor o aumento autorizado pela Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe) nesta quinta-feira (21). Esse é o segundo aumento da tarifa neste ano – o primeiro foi de 8,5%, válido desde 20 de março. A Companhia de Saneamento de Pernambuco (Compesa) solicitou o reajuste de forma extraordinária, devido aos aumentos das contas de energia realizados em 2015.

Tradicionalmente, o aumento nas contas de água acontece uma vez por ano, no mês de fevereiro. De acordo com diretor de regulação econômico-financeira da Arpe, Hélio Lopes, devido à aplicação da bandeira vermelha nas contas de energia, que faz com que o consumidor pague a alta no custo da produção de energia no mês seguinte, a Compesa solicitou o aumento de 6,76%. O valor não foi plenamente atendido pela agência de regulação.

“Esse aumento da energia foi em nível elevado. Aliado às bandeiras, aumentou em 39,60% os custos de energia da Compesa. Por isso, a companhia pediu uma revisão extraordinária, garantido em lei. Apuramos os impactos do aumento e repassamos seis meses de aplicação de bandeira tarifária“, contou Lopes. O valor solicitado pela companhia levava em consideração ainda a inflação entre fevereiro e maio, o que foi rejeitado pela Arpe por considerar que esse cálculo só é válido no reajuste anual, em fevereiro. De acordo com a Arpe, não deve acontecer outro aumento na conta neste ano. (fonte: G1 Pernambuco)


Blog do Bill Art´s

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...