sábado, 23 de maio de 2015

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE É PRORROGADA EM PETROLINA

Por Edenevaldo Alves
A Campanha de Vacinação Contra a Influenza, foi adiada em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Quem faz parte do público prioritário e ainda não foi as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, têm até o dia 19 de junho para tomar a dose da vacina. A Secretaria Municipal de Saúde resolveu prorrogar o prazo, que terminava nesta sexta-feira (22), porque a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) não foi alcançada.
Segundo a coordenadora de imunização do município, Jeane Moraes, dos 80% preconizado pelo MS, apenas 41% do público-alvo foi imunizado. “Em relação a outras regiões do Brasil, estamos com cobertura boa. Mas, infelizmente a população não procurou as unidades e achamos por bem estender a data, já que temos vacina suficiente para atender toda a demanda”, esclarece Jeane.
Em Petrolina, cerca de 59 mil pessoas fazem parte do público-alvo, formado por gestantes, idosos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da área de saúde, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis, puérperas e funcionários do sistema prisional.
A coordenadora lembra da importância da imunização. “O público deve se conscientizar da necessidade de tomar a vacina, principalmente agora com a chegada do inverno, com as temperaturas mais baixas, a resposta imunológica precisa ser processada o quanto antes. Esse é um período também em que as pessoas tendem a ficar mais aglomeradas, o que aumenta a chance a possibilidade de contaminação”,destaca Jeane.
A vacina, que protege contra os subtipos do vírus influenza A/H1N1, A/H3N2 e B podem ser encontradas nas UBS, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h na Zona Urbana e das 8h às 14h, na Zona Rural. Já nas unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado (AME) do Gercino Coelho, o horário de funcionamento vai das 8h às 19h e na Areia Branca, das 8h às 21h. Para receber a dose, é importante levar o cartão de vacinação. (G1)



Blog do Bill Art´s

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...