sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

João de Deus se mobiliza e cala a boca de três vereadores da oposição


DSCN9910
Desde as primeiras horas de hoje (24) que a comunidade do bairro João de Deus está se mobilizando de forma pacifica na Av. Principal do bairro. Os motivos da reivindicação são por melhorias nas áreas de segurança, educação, iluminação, lazer, a construção de um CRAS e mais infraestrutura para o bairro. Os moradores só irão parar com o movimento depois que as autoridades públicas oferecerem soluções.
DSCN9892Segundo a moradora Flávia Ribeiro, dentre os tantos problemas que acarretam o bairro o transporte coletivo é o mais precário. Tiveram dias que apenas um ônibus chegou a operar no bairro durante todo o dia, quando o normal seriam seis veículos.
Os vereadores Zé Nilton do Alto do Cocar, Manoel da Acosap e Geraldo da Acerola foram barrados pelos manifestantes para fazer o uso da palavra. O bairro continua com suas principais vias interditadas e deverão ser liberadas depois de um decisão efetiva do poder público
.DSCN9916DSCN9914
Blog do Bill Art´s

Equipamento de Radioterapia é mais nova aquisição da APAMI


imageOs pacientes do Centro de Oncologia Dr. Muccini (CEONCO) da Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e a Infância (APAMI) receberão mais um tratamento gratuito de qualidade. Em constante modernização, com o aumento de alas (dez novos consultórios para adultos e três salas pediátricas) no ano passado, desta vez a APAMI se prepara para a instalação do serviço de radioterapia para tratamento de diversos tipos de neoplasias.
Na manhã desta quinta-feira, 23, o diretor –presidente, Augusto de Souza Coelho reuniu-se com o assessor médico da APAMI, Gustavo Mendes, o diretor do CEONCO, Gray Portela, o engenheiro, Marcos Aurélio e o gerente regional de vendas da empresa Elekta em São Paulo, Leonardo Chamas, para fechar a compra do equipamento de radioterapia. A APAMI está adquirindo a mesma plataforma que é utilizada pelo Instituto do Câncer de São Paulo (ICESP), o maior centro de terapia da América Latina.
O CEONCO contará com dois equipamentos no combate ao Câncer – um acelerador linear digital Elekta Synergy Platform habilitado para tratamentos radioterápicos tridimensionais e IMRT, e um equipamento de Braquiterapia Elekta Microselectron de seis canais (técnica utilizada para a inserção do material radioativo diretamente no tumor), principalmente para tumores de colo de útero.
É um conjunto de equipamentos bastante moderno, tridimensional, e inédito na região, com a possibilidade de realizar tratamentos extremamente complexos, apenas disponíveis em grandes centros, como radioterapia 3D e IMRT (que consiste em uma técnica eficaz na adequação da dosagem em torno dos tumores, preservando os órgãos adjacentes em perfeito estado de maneira rápida), usados para cânceres de mama, pulmão, próstata, cabeça e pescoço, colo de útero, endométrio, cérebro, esôfago, estômago e linfoma. Já a braquiterapia ajudará no maior controle do câncer de colo uterino e próstata. Todos os aparelhos terão a capacidade de modernização com o decorrer dos anos, inclusive para radiocirurgia cerebral, um dos tratamentos mais modernos para tumores do cérebro na atualidade.
“Estamos honrando mais esse compromisso para atender aos nossos pacientes da região que há muito tempo esperam por esse serviço e agora muitos deles evitarão o transtorno de deslocarem-se para a capital”, ressalta o diretor-presidente da APAMI, Augusto de Souza Coelho.
Outras informações:
APAMI – Rua Pacífico da Luz, 709, Centro, Petrolina-PE (Ao lado do Banco do Brasil). Tel.: (87) 3862-8650
CEONCO – (87) 3867-9000/9001
Blog do Bill Art´s

Julio Lossio articula convênio com IF – Sertão, para educação infantil


image
Na última terça-feira (21), o prefeito de Petrolina, Julio Lossio, esteve reunido com o reitor Pro Tempore do IF-Sertão, professor Ivaldo José da Silva, a Pró Reitora do IF-Sertão, Gleide Mello, a coordenadora do Pronatec do IF-Sertão, professora Eline Silva, a Superintende de Planejamento Educacional do município, Gilmara Lacerda, e com secretário de Educação de Petrolina, Heitor Leite.
Na ocasião foi discutido o convênio para a realização de um curso voltado para a Educação Infantil, pelo Pronatec, que será oferecido às educadoras do Programa Nova Semente. Ao todo 500 sementeiras poderão participar do curso. Na reunião também foi feito o convite ao IF-Sertão para a instituição participar da abertura do ano letivo da rede municipal de ensino.
Ascom PMP
Blog do Bill Art´s

Falcão assegura decisão de alianças ao PT local


imageDe passagem pelo Recife, nesta quinta-feira (23), o presidente nacional do PT, Rui Falcão, visitou a residência do senador Armando Monteiro (PTB), pré-candidato ao Governo de Pernambuco. O petista, que estava acompanhado da presidente estadual do partido, Teresa Leitão, reiterou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a presidente Dilma Rousseff (PT) ainda apoiam uma aliança do PT de Pernambuco com a candidatura do petebista. Falcão, entretanto, afirmou que uma decisão só será tomada após debate interno realizado pelo PT local.
Apesar de ainda não confirmar o apoio do PT ao projeto do PTB na disputa estadual de 2014, a ida de Falcão à casa de Armando, além do discurso acerca do apoio ao petebista, reforçam a ideia de que os dois partidos deverão caminhar juntos durante o período eleitoral ainda no primeiro turno. Desde a junção entre as legendas em instância nacional, os caciques do PT orientam os petistas pernambucanos a realizarem uma aliança com Armando.
Diversos membros da legenda em Pernambuco, entretanto, rejeitam a ideia, preferindo lançar candidatura própria, tendo o deputado federal João Paulo (PT-PE) à frente da disputa pelo Palácio do Campo das Princesas. A própria Teresa já havia declarado, em entrevista, que o PT pernambucano não iria aceitar “imposições” do diretório nacional, e que a opinião de Falcão seria “levada em conta” durante as discussões, mas são se caracterizaria como a “palavra final”.
A vinda de Falcão ao Recife demonstra uma pressa do PT em definir as alianças, visto que Armando teria declarado, em entrevista, que só faria as discussões políticas até fevereiro. Além disso, o dirigente tenta evitar que um novo racha aconteça, prejudicando o projeto nacional para reeleger a presidente Dilma Rousseff (PT), que deverá enfrentar o governador Eduardo Campos (PSB) na corrida presidencial.
Na cidade, o presidente nacional do PT participará, ainda, uma reunião com o diretório estadual do partido acerca das eleições majoritárias e locais, para tentar definir qual será o caminho tomado pelo PT local no pleito de outubro. (Brasil247)
Blog do Bill Art´s

Acompanhado de Teresa Leitão, Rui Falcão foi à residência de Armando Monteiro Neto


Sem título
O presidente nacional do PT, Rui Falcão, esteve hoje (23) na residência, no Recife, do senador e pré-candidato ao Governo do Estado Armando Monteiro Neto (PTB). O dirigente petista, que estava acompanhado justamente pela presidente do partido em Pernambuco, a deputada Teresa Leitão, reiterou que o petebista conta com o apoio do ex-presidente Lula, da presidente Dilma Rousseff para a disputa sucessória estadual.
No entanto, Rui Falcão fez questão de frisar que a decisão só será oficializada após a conclusão do debate que será travado pela instância local do PT.
A ida do presidente nacional do PT à residência do senador Armando Monteiro Neto é uma mostra clara de que o petebista praticamente selou o apoio petista para a sua postulação.
Rui Falcão está no Recife para comandar reunião com a executiva estadual do PT e com algumas das principais lideranças do partido sobre a disputa sucessória nacional e os arranjos da legenda no local. O evento está ocorrendo neste momento no Recife Praia Hotel, no bairro do Pina, no Recife.
Fonte: Blog do Folha
Blog do Bill Art´s

Uma herança maldita e quem paga a conta é o casanovense


kkkkk
Um projeto sem estudo foi realizado na gestão da ex-prefeita de Casa Nova Dagmar Nogueira, no qual os casanovenses vêm pagando a conta. Sem planejamento, a construção do que seria o novo centro de comercializações está “jogado a própria sorte”.
A ex-gestora não ouviu a população e os feirantes para saber se o local era adequado para abrigar a atividade. Hoje, o que se pode observar em Casa Nova é um verdadeiro “elefante branco” sem utilidade e sem perspectiva de utilidade. (Fonte: Blog do Banana)
Blog do Bill Art´s

Chapéu de Palha da Fruticultura Irrigada realiza cadastramento 2014 na última semana de janeiro


image
A partir desta edição, o cadastramento e a entrega dos cartões de freqüência acontecerão no mesmo momento. Expectativa é cadastrar, aproximadamente, 12 mil trabalhadores da fruticultura irrigada.

 Entrando na sua sexta edição, o Chapéu de Palha da Fruticultura Irrigada realiza o cadastramento de 2014 durante a última semana de janeiro. O cadastro será realizado de 27 a 31 de janeiro nos sete municípios do Vale do São Francisco que fazem parte do programa: Petrolina, Lagoa Grande, Cabrobó, Orocó, Santa Maria da Boa Vista, Belém de São Francisco e Petrolândia. Os trabalhadores rurais da fruta cadastrados passam a contar, durante o período de entressafra de 2014, com um auxílio financeiro divididos em quatro parcelas de até R$ 246,45 (complementar ao Bolsa Família) e cursos de capacitação e profissionalizantes, além de atividades que visam o fortalecimento da cidadania.
Serão inscritos trabalhadores rurais da fruticultura irrigada que trabalharam na última safra e que ficaram desempregados no período de 01 de junho a 31 de dezembro de 2013. Além disso, é preciso comprovar, por meio da carteira profissional, que trabalhou na fruticultura por no mínimo 30 dias corridos. Para se cadastrar é preciso apresentar a seguinte documentação (original e cópia): CPF, identidade, número do PIS ou do NIS, carteira de trabalho e o contrato de rescisão. O endereço do cadastrado a ser considerado será aquele que está registrado no contrato de rescisão. Serão considerados também trabalhadores da fruta que tenham sido registrados na carteira profissional como tratorista, embalador, auxiliar de câmara fria e auxiliar de casa de embalagem. Outro critério estabelecido é que o trabalhador deva residir em um dos municípios contemplados no programa.
Como contrapartida, o trabalhador deve participar de um dos cursos de capacitação ou profissionalizantes oferecidos por cinco secretarias estaduais envolvidas diretamente no programa: Educação; Agricultura e Reforma Agrária; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo; e Mulher. Caso o trabalhador rural não possa participar das atividades oferecidas, ele deve indicar uma pessoa do seu núcleo familiar para fazê-lo, apresentando, já no ato do cadastramento, identidade e comprovante de residência do indicado, que deve ser maior de 18 anos. Dúvidas e outras informações: 0800 282 5158.
Cartão de frequência – A partir desta edição, o trabalhador que realizar o cadastramento também receberá, no mesmo momento, seu cartão de frequência. É por meio dele que a frequência em sala de aula será registrada. Os trabalhadores beneficiários do Chapéu de Palha serão encaminhados às salas de aula de acordo com o endereço que constará no cartão de frequência. Os trabalhadores ficar atentos à divulgação das datas de início das aulas. Importante lembrar que este cartão não é para saque do benefício. Para o saque do benefício os trabalhadores deverão usar o Cartão do Cidadão (da Caixa Econômica) ou o cartão do Bolsa Família.
Polos de cadastramento – Nos municípios de Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Cabrobó, Belém de São Francisco e Petrolândia, o cadastramento será realizado no Sindicato dos Trabalhadores Rurais sediado em cada um deles. Já Petrolina e Lagoa Grande terão sete e dois polos, respectivamente. Confira:
Petrolina:
Polo 1 – Agrovila Massangano
Local: Escola Municipal Irmã Luiza Gomes
Endereço: Avenida Principal, s/nº, Agrovila Massangano
Polo 2 – Bebedouro
Local: Escola Estadual Antônio Nunes dos Santos
Endereço: Avenida Principal, s/nº, NS 01, Bebedouro
Polo 3 – Centro de Convenções
Endereço: Avenida 31 de Março, s/nº, Centro
Polo 4 – N 04
Local: Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida
Endereço: Rua B, s/nº, NM – 04, Projeto Senador Nilo Coelho
Polo 5 – N 10
Local: Escola Estadual Poeta Carlos Drummont de Andrade
Endereço: Avenida Principal, s/nº, NM – 10, Projeto Senador Nilo Coelho
Polo 6 – Maria Tereza
Local: Escola Municipal José Esmerindo Ribeiro
Endereço: Avenida Principal, s/nº, Vila do KM 25, Maria Tereza
Polo 7 – Tapera
Local: Escola Municipal Félix Manoel dos Santos
Endereço: Avenida Principal, s/nº, Estrada de Tapera
Lagoa Grande:
Polo 8 – Centro
Local: Escola Santa Maria
Endereço: Rua dos Estudantes, nº 188, Centro
Polo 9 – Vermelhos
Local: Escola de Referência em Ensino Médio Dom Helder Câmara
Endereço: Avenida Principal, s/n, Vermelhos
Blog do Bill Art´s

Eduardo erra números básicos ao tentar criticar carga tributária


imageO governador Eduardo Campos (PSB) escorregou feio ao criticar superficialmente a carga tributária brasileira em seu Facebook, comparando-a de forma capenga com os países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), sem nenhuma consistência.
Caiu no simplismo de criticar a carga tributária bruta, ignorando a líquida, coisa que não chega a contar metade da história e é usada como peça de propaganda neoliberal para conquistar corações e mentes, quando o resultado é arrocho nas aposentadorias, eliminação de direitos trabalhistas, como o FGTS e o seguro-desemprego, corte em programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, e eliminação de subsídios, como os existentes para a baixa renda no Minha Casa, Minha Vida.
Eduardo critica os cerca 36% de carga tributária bruta sobre o Produto Interno Bruto (PIB), mas não faz sequer uma análise do porquê deste valor. Ao contrário do que confundem propositalmente os neoliberais, nem tudo o que o Estado recolhe fica com o Estado (União, estados e municípios). No mesmo mês em que o neto que já trabalha e seu patrão recolhem a contribuição para a previdência, o avô recebe a aposentadoria do INSS. O FGTS que é recolhido vai para um fundo que é do trabalhador, e não do Estado. O PIS recolhido paga o abono salarial.
Os 36% é tudo o que o Estado recolhe, mas desse recolhimento nada menos do que 16,03% do PIB em 2012 voltou para a sociedade na forma de aposentadorias, saques do FGTS, abono salarial, seguro-desemprego, Bolsa Família, subsídios para a habitação de baixa renda, para a agricultura e para a indústria.
O dinheiro que “ficou no bolso do Estado” de fato foi 19,82% do PIB, para pagamento do funcionalismo, investimentos, juros da dívida pública, etc., e é este valor que expressa a carga tributária líquida. Este sim é o melhor valor para efetuar comparações internacionais.
A carga tributária líquida tem ficado estável nos últimos anos, apenas oscilando em torno de 19% a 20%. De 2011 para 2012 até caiu (de 20,17% para 19,82%). O que subiu neste mesmo ano foram justamente as transferências de renda e subsídios (de 15,14% para 16,03%).
Dados do Banco Mundial, com metodologia pouco diferente do Ministério da Fazenda, mostram o Brasil com carga tributária líquida ainda menor, de 15,74% em 2011, idêntica à da Rússia (15,03%), e bem inferior à da África do Sul (26,08%).
No caso da África do Sul, o governador errou ao afirmar que a carga tributária bruta era 18% (menor do que a líquida). Isso mostra que ele está mal informado, provavelmente repetindo erros que saem na mídia tradicional. Coisa grave para quem deseja se escorar em críticas econômicas para chegar à presidência da República. Afinal, mal informado, mal assessorado e com diagnósticos errados, vem com péssimas credenciais.
Outra ideia infeliz é querer simplesmente tomar os demais Brics como modelo a ser copiado, quando só o Brasil melhorou a distribuição de renda. Os demais países deste grupo estão vivendo processo contrário, ou seja, de concentração.
Além disso, não dá para comparar laranja com banana, ao medir países com direitos e obrigações diferentes. O Brasil tem uma previdência universalizada, outros países não têm. O Sistema Único de Saúde (SUS) é universalizado. O Chile, por exemplo, não tem educação gratuita. Em países neoliberais, o cidadão paga menos imposto, mas os trabalhadores descontam do seu salário plano de aposentadoria privada, plano de saúde e educação.
Há, sim, mudanças tributárias necessárias no Brasil, a começar por mais progressividade, com os mais ricos pagando mais e os mais pobres e a classe média pagando menos, como ocorre nos países ricos. Claro que todo gasto público que possa ser reduzido sem prejuízo ao cidadão deve ser feito. Será bem-vinda uma carga tributária bruta menor, quando isso significar abundância de riquezas e não redução na renda das famílias.
As políticas de transferência de renda, seja através dos aumentos reais do salário mínimo, da valorização dos aposentados, seja nos subsídios para inserção produtiva de agricultores familiares ou trabalhadores urbanos, influencia a renda das famílias, o que faz crescer o mercado interno e cria demanda para o crescimento da produção.
As críticas de Eduardo Campos estão na contramão deste ciclo, desde quando passou a se aconselhar com economistas neoliberais.
Eduardo ostenta um diploma de economista em seu currículo, mas parece que precisa voltar aos livros para diferenciar carga tributária bruta da líquida, e saber escolher fontes de informação confiáveis. Precisa também relembrar o estrago que soluções estabanadas na carga tributária bruta podem fazer na renda das famílias e no crescimento econômico via mercado interno, destruindo o ciclo de desenvolvimento e prosperidade em curso desde 2003.
Jornalista. (Magno Martins)
Blog do Bill Art´s

Julio Lossio assinou convênio para o novo CRAS


Sem título
No Recife, onde esteve esta semana, o prefeito de Petrolina, Julio Lossio, assinou junto à Secretaria de Patrimônio da União (SPU), convênio para regularização de uma área que será destinada para implantação de uma unidade CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). O secretário de governo Orlando Tolentino presenciou o ato de assinatura. (Fonte: Blog do Banana)
Blog do Bill Art´s

EPTTC orienta moradores sobre colocação de lombadas irregulares


imageAs lombadas são ondulações transversais colocadas nas vias públicas com a finalidade de reduzir a velocidade dos veículos. A implantação das mesmas feita de forma irregular é caracterizado como crime pelo Código Brasileiro de Trânsito (CTB), punível com multa, além de danificar o veículo.
A colocação dessas ondulações nas vias é de responsabilidade do órgão municipal. Em Petrolina, a Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC), por meio da Gerência de Sinalização, realiza os estudos e viabiliza a colocação das lombadas. A EPTTC atua também na fiscalização e sinalização dessas.
A lei de trânsito brasileira determina como órgão responsável por regulamentar a instalação e medidas das lombadas, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
De acordo com a resolução 39/98 do Contran, há dois tipos de lombadas. Ambas têm largura iguais à da pista, variando em largura e comprimento. A do Tipo I tem comprimento de 1,50m e altura de até 0,08m. Já a do Tipo II, tem comprimento de 3,70m e até 0,10m de altura.
As lombadas do Tipo I são instaladas em vias onde a velocidade máxima é de 20km/h, em vias locais (30km/h) e onde não circulem linhas regulares de transporte coletivo. A do Tipo II são instaladas em vias rurais (rodovias) que atravessem aglomerados urbanos, vias coletoras (40km/h) e locais onde haja necessidade de ser exercida a velocidade de 30km/h.
“É muito importante que as pessoas tenham em mente que a colocação de lombada irregular pode causar danos como acidentes e perdas no veículo. A EPTTC tem equipes fiscalizando o trânsito em Petrolina e se detectarmos qualquer irregularidade, buscaremos meios de punir o infrator” explica o diretor-presidente da EPTTC, Paulo Valgueiro.
A punição prevista na resolução 39/98 do Contran prevê punição com multa que varia entre cinquenta e trezentas UFIR. Ao detectar irregularidade nas lombadas, a EPTTC poderá modificar o fluxo do trânsito, anunciando tais mudanças nos meios de comunicação social com 48h de antecedência.
A população pode ajudar a EPTTC, indicando locais onde haja lombadas irregulares. Para isso, pode entrar em contato pelos telefones (87) 3862-0300 ou (87) 3862-3580, pelo email:epttcpe@yahoo.com.br ou pela Ouvidoria Municipal: 156.(Fonte: Blog do Banana)
Ascom PMP
Blog do Bill Art´s

Preço de gasolina, gás e telefone não deve subir

Os preços da gasolina, do botijão de gás e da telefonia fixa devem ficar estáveis, este ano, enquanto a tarifa residencial de eletricidade deve subir 7,5%, de acordo com estimativas do Banco Central (BC), divulgadas na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).
A projeção do BC para o conjunto dos preços administrados por contrato e monitorados, em 2014, foi mantida em 4,5%, mesmo valor estimado em novembro. Para 2015, a estimativa é a mesma: 4,5%.
No último dia 15, o Copom anunciou aumento da taxa básica de juros, a Selic, em 0,5 ponto percentual para 10,5% ao ano, para tentar conter a alta da inflação.
Quando o Copom aumenta a Selic, o objetivo é conter a demanda aquecida e isso gera reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. O BC tem que perseguir uma meta de inflação que é 4,5%, com margem de dois pontos percentuais para mais ou para menos. (Agência Brasil)
Blog do Bill Art´s

Secretaria de Irrigação ampliará projetos de piscicultura em Petrolina


Famílias ribeirinhas do município de Petrolina, desde 2010, participam de projetos voltados para a piscicultura. O projeto de piscicultura em tanque-rede, instalado pela secretaria de Irrigação, beneficia 120 famílias das localidades de Rio Verde, Vila Salu e Serrote do Urubu através da criação de tilápias.
Com o intuito de atrair mais pescadores artesanais e moradores para o programa, a secretaria pretende criar mais dois grupos de famílias, cada um com 10 tanques-rede. Além da ampliação do projeto de piscicultura em tanques-redes, serão criados tanques-escavados que serão instalados em várias localidades de Petrolina, a exemplo de Pedra Grande, Bebedouro, Muquém, entre outras. Nesses tanques outras espécies de peixes, como tambaquis e carpa e a tilápia consociada com camarão, serão introduzidas ao projeto.
A construção do Centro do Beneficiamento do Pescado também será uma das atividades com foco no aumento da produção de peixes em Petrolina. Por semana serão processadas aproximadamente de três a seis toneladas de peixe.
“O estímulo à produção intensiva de peixes, através da instalação de tanques-rede, tem a vantagem de permitir uma produção sistemática e padronizada, garantindo uma melhor oportunidade de mercado, constituindo- se ainda em um importante gerador de ocupação e renda para seus produtores”, frisa o coordenador técnico do programa de Piscicultura e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Weydson Miranda.
As famílias que participam dos projetos de piscicultura em Petrolina também recebem todo um acompanhamento especializado. Reuniões, palestras, atividades de integração, que pretendem orientar o trabalho de cada pescador/grupo, também são ações oferecidas pelo programa.
“O projeto é viável para o micro e pequeno empreendedor que vier a desenvolver esta atividade econômica. Para que o empreendedor consiga atingir o objetivo e obter sucesso no mercado é necessário que o mesmo faça um acompanhamento correto dos planos e metas do projeto. O projeto ainda favorece o desenvolvimento social da nossa região, pois oferta trabalho assalariado, valorizando assim a mão-de-obra dos trabalhadores das comunidades ribeirinhas e assentados”, completa Miranda. (Fonte: Blog do Banana)
Ascom PMP
Blog do Bill Art´s

A calçada da lama


image
A COMPESA não está preservando nem a calçada da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Parnaíba – CODEVASF. Por se tratar de um órgão público, esperamos que o diretor-presidente da COMPESA resolva o problema para facilitar a vida dos pedestres. 
(Fonte: Blog do Banana)
Blog do Bill Art´s

Secretaria de Saúde de Petrolina alerta sobre o alto número de acidentes de trânsito

imagem

Em 2013, foram registrados pelo Núcleo de Prevenção da Violência e Acidentes, Promoção da Saúde e Cultura da Paz de Petrolina, da Secretaria Municipal de Saúde, 1980 acidentes de trânsito no município, um número 5,6% menor que o ano de 2012.
“É preciso que os condutores e motociclistas estejam mais conscientes dos perigos causados por causa da imprudência e negligência, a prevenção é melhor aliado no trânsito. Quando comparamos 2013 com 2012 analisamos que a redução foi mínima”, afirma a coordenadora do Núcleo, Rosicleide Soares.
Nos últimos três anos (2010 a 2013), foram contabilizados 7000 acidentes de trânsito, sendo que 75% dos casos envolveram homens. “Além de a maioria ser homens, principalmente ente 20 e 39 anos, grande parte dos acidentes envolvem motocicletas”, alerta Rosicleide.
A coordenadora explica que para este ano a secretaria de Saúde traçará, em parceria com a Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte (EPTTC), estratégias, a exemplo das blitzes educativas, em pontos de grande fluxo de veículos. “Ainda vamos discutir as principais ações a serem desenvolvidas no município com o intuito de reduzir a morbimortalidade por violência e acidentes”.
Ascom PMP
Blog do Bill Art´s

A imagem de Barbosa em Paris: O diabo veste Prada


imageDeve-se ao fotógrafo Luiz Azevedo, do Estado de S. Paulo, o registro de uma cena à qual se aplica o clichê: uma imagem vale por mil palavras.
A cena em questão é do presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, numa galeria de luxo em Paris, onde desfilam grifes como Fendi, Prada e Bottega Veneta.
Com seu elegante chapéu e um terno bem cortado, risca de giz, Barbosa passa pelo caixa. A vendedora parece espantada com a compra. E Barbosa a olha com um certo ar de superioridade.
Como se sabe, o chefe do Poder Judiciário está de férias em Paris. Lá, recebe diárias de R$ 14 mil, só justificadas pelo Supremo Tribunal Federal depois que o repórter Felipe Recondo, do Estado de S. Paulo, a quem Barbosa mandou “chafurdar no lixo”, revelou a mordomia.
Indagado sobre o interesse público das diárias, Barbosa afirmou que o caso não passa de uma “tremenda bobagem”. Disse mais: “O interesse público é esse que vocês estão vendo, eu sou o presidente de um dos poderes da República”.
Barbosa se vê como uma espécie de rei do Brasil, ou, quem sabe, como uma versão moderna do monarca Luís XIV, a quem se atribui a frase “L’état c’est moi”, “o estado sou eu”.
Ele pode tudo. E talvez ele tenha razão: “o interesse público é esse que vocês estão vendo”. (Brasil247)
Blog do Bill Art´s

Armando concede entrevista coletiva em Limoeiro

image

O senador Armando Monteiro (PTB) concede entrevista coletiva na Associação Comercial e Industrial de Limoeiro, nesta sexta-feira (24), às 15h, para falar sobre os desafios de Pernambuco e o desenvolvimento do Agreste e da Mata Norte, sobretudo com a implantação de empreendimentos de grande porte como a fábrica da Fiat e o conjunto de empresas fornecedoras associadas a ela. Armando passará por Limoeiro, onde manterá contato com o prefeito Ricardo Teobaldo, com o ex-deputado José Humberto Cavalcanti e lideranças políticas da região, depois de ir a Riacho das Almas para uma série de compromissos e entrevistas.
SERVIÇO:
O que é: entrevista coletiva do senador Armando Monteiro (PTB)
Quando: sexta-feira, 24/01/2014
Hora: 15h
Onde: Associação Comercial e Industrial de Limoeiro (Endereço: Avenida Doutor Severino Pinheiro, 363, Limoeiro – Fone: (81) 3628-0434)
Mais informações: César Rocha – Assessoria de Comunicação do senador Armado Monteiro: (81) 8604.4453 (Fonte: Blog do Banana)
Blog do Bill Art´s

Recuperação de estradas em Dormentes


image
Parceria com o governo do estado DER e Prefeitura Municipal, a estrada que liga Lagoas à Capacidade e que vai se estender a comunidade de Água Verde, está sendo recuperada. A ação deverá beneficiar outras vias do município. O prefeito Ronieri Reis espera nestas próximas semanas ampliar mais ainda estas recuperações tão benéficas para a comunidade.
A estrada de Lagoas à Dormentes asfaltada já está concluída, faltando apenas sinalização e inauguração. O governo do município está agora buscando parceria para recuperar a estrada de Afrânio e Dormentes. (Vinicius de Santana)
Blog do Bill Art´s

Vacinação contra HPV na rede pública começa em 10 de março


Sem títuloA vacinação de meninas de 11 a 13 anos contra o papiloma vírus humano (HPV) na rede pública de saúde vai começar no dia 10 de março. O anúncio foi feito hoje (22) pelo Ministério da Saúde. O vírus é uma das principais causas do câncer de colo de útero, o terceiro tipo mais frequente de câncer entre mulheres, atrás apenas do câncer de mama e do câncer de cólon e reto.
A meta do governo é imunizar 80% de um total de 5,2 milhões de meninas. A vacina estará disponível em 36 mil postos de saúde da rede pública durante todo o ano, como parte da rotina de imunização. Para se vacinar, basta apresentar o cartão de vacinação ou um documento com foto. A imunização é feita em três doses: a segunda vem seis meses depois da primeira e a terceira, cinco anos após a primeira.
A coordenadora do Programa Nacional de Imunização, Carla Domingues, ressaltou que a vacina tem caráter preventivo e não substitui a realização do exame conhecido como papanicolau, nem o uso de preservativo em relações sexuais.
Já o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lembrou que a orientação da pasta é que as secretarias estaduais e municipais de saúde promovam a vacinação em parceria com as secretarias de educação, com estratégias de imunização dentro de escolas públicas e particulares.
“Todos os estudos mostram que nessa faixa etária, de 9 a 13 anos, é quando, ao se aplicar a vacina, a produção de anticorpos tem maior intensidade. Chegamos ao nível máximo de proteção que essa vacina pode gerar contra o HPV”, explicou.
Segundo o ministério, a capacitação a distância de profissionais de saúde e de professores deve começar em fevereiro. As escolas também devem reforçar a importância da imunização, distribuindo um guia prático sobre a o vírus para adolescentes, pais e professores.
Para o primeiro ano da imunização, o governo adquiriu 15 milhões de doses. A vacina utilizada será a quadrivalente, recomendada pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), que oferece proteção contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18). Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero em todo o mundo. De acordo com a pasta, em 2015, a vacina será oferecida para adolescentes de 9 a 11 anos.
Para a produção da vacina, o ministério firmou parceria com o Instituto Butantan e com um laboratório privado. Será investido R$ 1,1 bilhão na compra de 41 milhões de doses durante cinco anos – período necessário para a transferência de tecnologia. A parceria, segundo o governo, possibilitou uma economia estimada em R$ 83,5 milhões.
O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. O vírus também pode ser transmitido de mãe para filho no momento do parto. A estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos subtipos 16 e 18.
Em relação ao câncer de colo de útero, a estimativa é que 270 mil mulheres morrem todos os anos devido à doença. No Brasil, o Instituto do Câncer (Inca) estima que devem surgir 15 mil novos casos da doença e 4.800 óbitos por esse tipo de câncer.
Fonte: Diario de Pernambuco
Blog do Bill Art´s

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...