sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Prefeito Isaac avalia resultados do Mutirão de Cirurgia de Catarata que já atendeu mais de 1,1 mil usuários de Juazeiro

por 

CATARATA EM JUAZEIRO - 3
O prefeito Isaac Carvalho e sua comitiva foram conferir de perto na manhã desta quinta-feira, 09, o Mutirão de Consultas Oftalmológicas para realização de Cirurgias de Catarata, que começou no último dia 07 no Hospital da Criança. Também estiveram presentes à visita os vereadores Crisóstomo Lima (Zó), Anderson da Iluminação e o médico e ex-deputado estadual, Pedro Alcântara.
Mais de 1,1 mil idosos com idade superior a 60 anos de Juazeiro – além daqueles com deficiência visual congênita – já participaram da ação que está sendo realizada através dos Programas “Mais Saúde”, do município, e “Saúde em Movimento”, do Governo Estadual.
Até o início da manhã desta quinta-feira, terceiro dia do Mutirão, 407 cirurgias de catarata foram feitas em pacientes do município. Por dia, uma média de 370 usuários do SUS de Juazeiro está sendo diagnosticada através de avaliação médica.
Na região, já foram mais de 1,4 mil usuários atendidos com a realização de 411 procedimentos cirúrgicos. Diariamente, 1 mil pacientes de Juazeiro e região passam pelos cuidados médicos de uma equipe formada por 120 profissionais, sendo nove médicos e o restante técnicos de enfermagem, enfermeiros e equipe de apoio. Os usuários também utilizam equipamentos com tecnologia moderna para diagnóstico e realização da cirurgia.
Para o secretário da Saúde, Cássio Garcia, o Mutirão já pode ser considerado um sucesso em atendimentos oftalmológicos. “Juazeiro vem ultrapassando a meta diária de 300 usuários, isso sem contar com os pacientes de outras cidades da região. A iniciativa significa mais um grande avanço na área da saúde, que vinha esquecida há anos. Juazeiro está alcançando impacto epidemiológico com a redução da demanda reprimida na área e também podemos dizer que a ação gera impacto social, através da oportunidade das pessoas poderem enxergar novamente, fazendo atividades antes impossibilitadas, como ler, se locomover, dentre outras”, frisou.
Secretaria da Saúde de Juazeiro disponibiliza transporte gratuito aos usuários
Desde o início do Mutirão, três ônibus estão sendo oferecidos diariamente para locomoção dos usuários ao Hospital da Criança, através da parceria das Secretarias da Saúde e Educação.
CATARATA JUAZEIRO - 4
Os pacientes cadastrados no interior já saíram das seguintes localidades: Massaroca, Juremal, Carnaíba, Maniçoba II e NH4. Nesta quinta, os ônibus disponibilizados saíram do projeto NH4, Pinhões e Lagoa do Boi.  Nesta sexta-feira, dia 10 de janeiro, a população cadastrada no interior deverá se dirigir para pegar o transporte nas regiões de Abóbora, Poções e NH4.
Na sede, a saída está acontecendo dos bairros João Paulo II e Argemiro. Os horários são previamente agendados nos postos de saúde.
Cadastro para o Mutirão termina nesta sexta (10)
A iniciativa acontece até dia 15 de janeiro, das 7h às 17h. Durante a execução do projeto uma média de 2 mil cirurgias de catarata e 10,5 mil consultas oftalmológicas serão realizadas em pessoas na faixa etária superior a 60 anos. Os atendimentos também contemplam os usuários do Programa Brasil Alfabetizado (TOPA), público que já sai com os óculos de grau.
Também poderão ser atendidas pessoas com deficiência visual e/ou já diagnosticadas com catarata congênita ou traumática, independente da idade. O Mutirão está atendendo Juazeiro e os nove municípios que compõem a microrregião: Uauá, Sobradinho, Sento Sé, Remanso, Pilão Arcado, Curaçá, Casa Nova, Canudos e Campo Alegre de Lourdes.
Para fazer o cadastro, o usuário deve se dirigir ao posto de saúde de seu bairro até dia 10 de janeiro munido do cartão SUS e da Identidade (RG).
Estado elogia parceria com o município
Para a coordenadora do Programa “Saúde em Movimento”, Bárbara Lorena Plácida, a participação de Juazeiro foi muito importante para realização do evento. “O município está de parabéns. São mais de 1 mil atendimentos diários. O Mutirão tem uma dimensão enorme. Juazeiro não mediu esforços e demonstrou interesse em garantir esta ação para a cidade. Tenho certeza que vamos ultrapassar todas as metas estipuladas através da parceria com a Prefeitura de Juazeiro”, disse.
O prefeito Isaac Carvalho elogiou a ação, desta vez realizada com o apoio estadual, através do Programa “Saúde em Movimento”. “É muito importante ver a Saúde avançando e saindo do atraso de décadas. São muitos pacientes que estavam aguardando e que agora sairão para suas casas com nova visão e com uma saúde bem melhor. Muito já foi feito para melhorar a Saúde do município, com a inaugurações de hospitais, novos postos de saúde, ampliação de serviços, exames e melhoria no acesso, além do aumento no número de médicos, que já foi triplicado, subindo de 2009 para cá, de 80 para 235 profissionais”, destacou.
O gestor também lembrou que muitos destes avanços foram alcançados devido à realização do concurso, adesão ao Programa Mais Médicos e à implantação do “Mais Saúde”. “Futuramente mais cinco profissionais do Mais Médicos aumentarão o quadro na cidade. O município também conquistou o curso de Medicina e 22 médicos residentes já estão dando o apoio necessário nos postos de saúde com a parceria da Univasf. Foi implantado o atendimento noturno nas unidades do João Paulo II, Argemiro, no CEO, e o serviço 24 horas em Maniçoba; além da ampliação da assistência na Maternidade e da realização deste mutirão, que será a primeiro de muitas outras ações realizadas para diminuir a demanda reprimida. Reconhecemos as dificuldades, continuaremos nos esforçando e mantendo mudanças importantes para dar uma vida mais digna à comunidade”, concluiu.
Blog do Bill Art´s

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...