quinta-feira, 24 de outubro de 2013

NOTA – EPTTC


imagem 
A fim de facilitar o contato com os cidadãos, a Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC) disponibiliza os números para atendimento aos cidadãos: (87) 3862-0300 e (87) 3862-3580. A solicitação de informações, dúvidas e reclamações pode ser feito também através do email epttcpe@yahoo.com.br. A EPTTC reforça também o novo endereço do prédio, localizado na Avenida da Integração, 1201, Caminho do Sol, CEP: 56.328-010.
Ascom EPTTC
Blog do Bill Art´s

Unidade móvel de Petroina estará na comunidade de Barra Franca nessa sexta (25)



Por Blog do Banana

A comunidade de Barra Franca será visitada pela equipe de profissionais da Unidade Móvel de Atendimento Médico, da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS), nesta sexta-feira (25), somente no período da tarde.

A unidade visita as comunidades da zona rural do município, levando um médico e uma técnica de enfermagem. Os profissionais acolhem o paciente, mede a pressão arterial, dispensa medicamentos e solicita exames, caso seja necessário. Para se consultar, o paciente deve ir ao encontro da equipe, não é necessário realizar agendamento.

Blog do Bill Art´s

Lossio fala sobre Nova Semente em congresso internacional


imagem2 
O prefeito Julio Lossio fará a palestra de abertura do V Congresso Internacional de Saúde da Criança e do Adolescente, nesta quinta(24), às 19h, na cidade de São Caetano do Sul (SP). O tema que será proferido pelo gestor da cidade de Petrolina será “Criança e Escola”. Na bagagem, Lossio vai levar a experiência exitosa do Programa Nova Semente, implantado em 2010 e que já conta com mais de cem unidades pelo municipio, com atendimento a crianças de zero a seis anos de idade. O convite para a apresentação inicial do Congresso Intrenacional partiu do presidente da Comissão Científica do Centro de Estudos do Crescimento e Desenvolvimento Humano, Luis Carlos de Abreu.
Essa não é a primera vez que o programa Nova Semente é apresentado para segmentos de outros estados. Somente este ano, o prefeito de Petrolina levou os números e as ações do programa para o I Primeiro Seminário Internacional da Primeira Infância, promovido pela Câmara dos Deputados, em Brasília(DF); além do I Encontro em Desenvolvimento Infantil: da Neuropsicologia às Políticas Públicas, no Rio de Janeiro (RJ).
“O sentimento que temos é de muita alegria e satisfação, por vermos que o programa Nova Semente dá certo e serve como referencial para outras regiões do país, que começam a se interessar e estudar esse modelo adotado em Petrolina na educação infantil. Nos dá orgulho porque sabemos que estamos cuidando bem de nossas crianças, dando a elas carinho, atenção, cidadania e educação; sabedores de que podemos ser exemplo para todo o Brasil”, pontua o prefeito Julio Lossio.
O programa Nova Semente conta com a parceria do Instituto Alfa e Beto, que desenvolve um material pedagógico específico e capacita os profissionais que atuam nas unidades. Há de se destacar também a parceria da população local e do Petrape. No programa Nova Semente as crianças recebem cinco refeições diárias, atendimento médico-odontológico e orientações nutricionais.
“Nós temos muito orgulho em desenvolver esse programa. É uma forte parceria entre a Prefeitura e a comunidade, levando atendimento de qualidade às nossas crianças. Sem dúvida, Petrolina é uma cidade que está à frente de outras quando o assunto é cuidar de suas crianças”, frisa o prefeito Julio Lossio.
Recentemente foi implantada uma unidade 24h, no bairro Loteamento Recife, zona leste da cidade. Trata-se da 1ª creche pública do Nordeste a funcionar 24h.
Ascom PMP
Blog do Bill Art´s

Transporte escolar fluvial é ampliado


imagem1 
Mais alunos da rede municipal de Educação, moradores das comunidades das ilhas e ribeirinhas, serão transportados em lanchas com maior conforto e segurança. Serão contemplados os estudantes das localidades da Ilha do Massangano, Ilha do Jatobá, Ilha de Cima.
A secretaria municipal de Educação recebeu 03 novas lanchas que substituirão os barcos locados. De acordo com o diretor de Transporte da SEDUC, Bruno Amaral, serão agora cinco embarcações oficiais servindo às comunidades. “Com o funcionamento das novas lanchas, apenas dois barcos locados irão continuar em atividade, um na Tapera e outro na Ilha de Cima. O objetivo é atender melhor às comunidades”.
As embarcações que servem às rotas fluviais do transporte escolar no município percorrem mais de 248 milhas náuticas, o que corresponde a cerca de 400 quilômetros mensais. São 93 crianças/dia, em média, atendidas diariamente.
Ascom PMP
Blog do Bill Art´s

Com medida cautelar, Julio Lossio continua prefeito de Petrolina


imagem1 
Acaba de sair a medida cautelar que mantém o prefeito de Petrolina, Julio Lossio (PMDB), e seu vice Guilherme Coelho (PSDB) à frente da prefeitura da cidade. Segundo informações extraoficiais, Lossio e Guilherme continuarão na gestão municipal até que o processo de cassação seja decidido em última instância. (Blog do Vinicius de Santana)
Blog do Bill Art´s

Comunidade do Santa Luzia comparece a encontro do programa Petrolina Participativa


imagem1 
Nesta terça-feira (22), a comunidade do Santa Luzia recebeu a sexta plenária do Petrolina Participativa. A audiência aconteceu na Escola Municipal Luiz Rodrigues de Araújo, reunindo a população das proximidades do bairro Santa Luzia, como o Antônio Cassimiro, Vila Verde, Vila Esperança, Vila Eulália, a fim de deliberar as ações prioritárias para os próximos quatro anos da administração municipal.
Durante o encontro, o coordenador do programa, Geraldo Júnior, explicou como funciona o Petrolina Participativa e orientou as pessoas a se dividirem para facilitar o diálogo. Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico; Cidadania e Qualidade de Vida; Esporte, Cultura e Juventude, foram os três grupos onde a população apontou as dificuldades enfrentadas e sugeriu como devem ser feitos os investimentos públicos nas localidades.
Para o vice-presidente da Associação do Moradores do bairro Antônio Cassimiro, Oséas Eustáquio, as plenárias são essenciais para uma melhoria nas localidades do município. “Eu acredito que essa seja uma forma de melhorar as ações da prefeitura, ouvindo a população e procurando oferecer mais qualidade de vida onde realmente está precisando”, afirmou.
O Programa Prefeitura Participativa irá planejar a atuação da Prefeitura de Petrolina para os próximos quatro anos. Ao todo, 20 Regiões Administrativas (RA´s) serão ouvidas em 26 audiências. De acordo com Geraldo Júnior, o programa acontece devido a integração das secretarias municipais com a população. “Para solucionar as reivindicações das comunidades foi preciso fazer esse ponto de diálogo entre a população e todas as secretarias integradas para alcançarmos um desenvolvimento social e econômico”.
Ascom PMP
Blog do Bill Art´s

TRE publica decisão da cassação e Julio Lossio corre contra o tempo para continuar prefeito de Petrolina


imagem1 
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) publicou hoje (23) a sentença que mantém a cassação do prefeito de Petrolina, Julio Lossio (PMDB), e do vice Guilherme Coelho (PSDB).
Neste momento os advogados tanto do prefeito Julio, quando o deputado federal Fernando Filho (PSB), que foi o segundo colocado na eleição de 2012, devem recorrer à justiça. O prefeito Lossio entra no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com uma medida cautelar solicitando a permanência no cargo até a decisão final do processo em última instância. Já Fernando Filho deve buscar garantir o afastamento do prefeito para que ele possa assumir a prefeitura, através do pedido de execução da sentença.
O caso é similar ao de Dormentes (PE), onde o prefeito Roniere Reis (PSB) aguardou a decisão do TRE ser preferida, mas garantiu no TSE a permanência no cargo. (Blog do Vinicius de Santana)
Blog do Bill Art´s

Petrolina Participativa realiza sétima plenária nesta quinta


imagem 
Dando continuidade no processo de inclusão dos cidadãos na gestão municipal, a sétima plenária do “Programa Petrolina Participativa” acontecerá no bairro José e Maria. O evento será realizado a partir das 19h, na Escola José Joaquim, nesta quinta(24).
O “Petrolina Participativa” é um mecanismo de planejamento municipal para as ações que serão desenvolvidas na cidade nos próximos quatro anos (2014-2017). Entre as reivindicações feitas pelos petrolinenses ouvidos nas plenárias destacam-se humanização no atendimento nos postos de saúde familiar, mais espaços para lazer e pavimentação de ruas.
Neste ano, a coordenação do programa inovou ao criar a Sala das Crianças, visando incluir esse grupo na discussão.
Ascom PMP
Blog do Bill Art´s

Transporte escolar de Petrolina tem melhoria


imagem1 
O serviço de transporte escolar da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), conta hoje com uma estrutura de 120 linhas de veículos, entre ônibus, micro-ônibus e vans. Desse total, dez são ônibus rurais (nas cores amarelo e preto), que atendem a uma demanda de 6.900 estudantes na zona rural do município. Em média, a frota percorre 420 mil quilômetros mensais.
De acordo com o diretor de transporte da SEDUC, Bruno Amaral, sete ônibus rurais novos serão integrados nas rotas escolares terrestres, proporcionando maior conforto e segurança aos usuários. Segundo ele, os ônibus atenderão nos três turnos escolares (manhã, tarde e noite).
Serão beneficiadas com o aumento da frota, as localidades de Lajedo, N-7 (Projeto Senador Nilo Coelho), Cristália, Maria Tereza, N-10, Caatinguinha e Tapera. A aquisição dos novos ônibus faz parte de um planejamento da gestão atual, de renovação de veículos da frota. “A melhoria no transporte contribui com a diminuição da evasão escolar, assiduidade e com o processo de aprendizagem”, ressalta Bruno Amaral.
Com informações da secretaria de Educação
Blog do Bill Art´s

Cursos de qualificação do Petrolina Cidadã estão com vagas abertas

Sem título 
O Petrolina Cidadã está com inscrições abertas para novos cursos: Marcenaria Básica, que será realizado em Izacolândia, com 40 vagas, divididas em duas turmas, nos períodos da manhã e tarde. Os interessados devem se dirigir ao Cras Izacolândia, que fica na Rua Clementino Coelho, nº 612. Telefone: 3869-9422. Cabeleireiro, cujas aulas acontecerão na sede do Petrolina Cidadã, oferece 20 vagas em turma única, no período da manhã.
Outros cursos ainda se encontram com vagas abertas, em turmas nos períodos da manhã e tarde: confecção de sandálias em couro e tecidos, serigrafia e transfer básico, aproveitamento integral de alimentos, fabricação de peças em couro. As inscrições podem ser feitas de segunda à sexta-feira, no horário das 7 às 13h, na sede do Petrolina Cidadã, situada na Rua Aristarco Lopes, n. 558, Centro.
Os documentos necessários para inscrição em todos os cursos são as cópias e originais de RG, CPF, comprovante de residência e escolaridade e duas fotos 3×4.
Os requisitos mínimos para ingresso são: idade a partir de 15 anos (exceto nos cursos de marcenaria e cabeleireiro, onde a idade mínima é 18 anos) e ensino fundamental I completo. Mais informações através do telefone do Petrolina Cidadã, 3862-1233, ou da Sedest, 3862-9224.
Blog do Bill Art´s

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...