terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Secretaria de Acessibilidade faz balanço das principais atividades realizadas em 2013

Sempre com o intuito de trabalhar em prol dos direitos das pessoas com deficiência no município de Petrolina, nos últimos doze meses, a secretaria de Acessibilidade conseguiu se destacar em diversos segmentos da sociedade, e isso através da implantação de projetos voltados para o estímulo da prática de atividades esportivas, mobilidade urbana, atendimento educacional especializado, geração de empregos, entre outros.

Neste ano de 2013, em parceria com a secretaria de Educação, foi realizada a Campanha de Sensibilização, buscando a ampliação do número de matrículas para pessoas com deficiência, bem como a ampliação do número de profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Esta iniciativa ofereceu a criança, jovens e adultos uma educação com mais qualidade.

Além disso, em conjunto com as demais secretarias, foi implantado o projeto Secretaria Itinerante, que levou diversos serviços sociais as comunidades mais distantes de Petrolina. A mobilização de 17 cidades para a adesão ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência “Viver sem Limite”, também foi uma das conquistas neste ano.

No aspecto da mobilidade urbana, a secretaria de Acessibilidade recadastrou 1980 usuários para o acesso ao cartão de gratuidade para transportes coletivos municipais. Campanhas no trânsito percorreram toda a cidade e contribuíram para a conscientização da população quanto ao trato e respeito com as pessoas com deficiência.

Uma das grandes conquistas para o ano de 2013 foi o espaço dado ao futebol adaptado para cegos. O time da Associação de Deficientes Visuais de Petrolina (ADVP) representou Petrolina no Campeonato Regional Nordeste e na Copa Brasil, sendo classificado em 3º lugar no Nordeste e 4º no rank nacional pela série A. Na participação do Paraesporte Pernambuco Regional Petrolina e no Paraesporte Pernambuco, em Recife, Petrolina conquistou vinte e quatro medalhas de ouro, nove de prata e três de bronze. O município também conquistou a bolsa atleta Estadual e Federal para 3 paratletas nas Paralimpíadas Escolares em São Paulo.

Quanto à geração de empregos, o município, por meio do Banco Municipal de Empregos para Pessoas com Deficiência (BAMEM), empregou mais de 300 pessoas das 400 cadastradas no órgão. Com o fomento da empregabilidade o Ministério do Trabalho e Emprego de Pernambuco (MTE), classificou Petrolina como o município com maior percentual de empresas que cumprem a cota exigida no Estado de Pernambuco,destinando vagas de emprego para pessoas com deficiência e reabilitadas. A cidade ainda foi responsável pela empregabilidade de 10% de deficientes no estado.

“Ao longo do ano de 2013 conseguimos avançar em muitos patamares na luta em defesa da pessoa com deficiência. Desenvolvemos um bom trabalho, trouxemos melhorias para as pessoas e endossamos a conscientização da população quanto aos nossos direitos. Espero que mais frutos sejam gerados neste ano que se inicia”, comenta a secretária de Acessibilidade de Petrolina, Rosemary Andrade.
Assessoria de Comunicação - PMP
13.12.2013
 
Blog do Bill Art´s

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...