quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Rajada se organiza contra a derrubada do veto de Dilma ao projeto de lei que devolve o direito do Brasil criar novos municípios

POR BLOG DO BANANA 

DSCN9761DSCN9750A reunião neste domingo, dia 8 de novembro, promovida pela Comissão Pró-emancipação de Rajada (distrito de Petrolina), atraiu a população local, lideranças comunitárias, sindicalistas, vereadores e ex-vereadores votados no distrito e os deputados estaduais Isabel Cristina (PT) e Adalberto Cavalcanti (PTB). O deputado estadual Odacy Amorim (PT) não pode comparecer, mas foi representado por sua irmã, Miranery Amorim, bem como o prefeito Julio Lóssio que também não pode participar do encontro, mas foi representando por Rivaldo Amorim.
No encontro foi debatida a organização do grupo para a ida à Brasília, próximo dia 17, quando deverá entrar em pauta no Senado a derrubada do veto da presidente Dilma Rousseff (PT) ao projeto que devolve às assembléias legislativas a discussão sobre a criação de novos municípios no Brasil, mediante critérios rígidos colocados na matéria vetada pela presidente.
O texto tinha sido aprovado por grande maioria na Câmara Federal e no Senado, mas Dilma vetou o projeto e agora o Senado está com a decisão novamente. Os parlamentares presentes já se colocaram dispostos a colaborar com as comissões na região para irem à capital federal acompanhar a votação.
“Estamos favoráveis a esta causa. O deputado Odacy Amorim que não pode estar aqui presente, mas enviou sua irmã nessa reunião, é um dos principais defensores da volta das emancipações na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Ele próprio é autor de quatro projetos de emancipações como o daqui de Rajada; Barra de São Pedro, em Ouricuri; o de Vermelhos, em Lagoa Grande, além de Cavaleiros que fica em Jaboatão dos Guararapes. Estamos juntos com ele no apoio aos distritos e as comissões emancipacionistas, seguindo as regras rígidas da nova legislação. Não defender distritos ou comunidades com duas ruas para se tornar cidade, até porque as novas regras não permitirão isso mais”, disse o deputado Adalberto Cavalcanti.
A deputada Isabel Cristina disse acreditar que a presidenta Dilma deve ter sido orientada de uma forma equivocada pela sua equipe financeira, até porque as emancipações não criarão novas despesas para o governo. “O FPM das cidades mães virá com um valor menor porque será repassado aos habitantes da nova cidade, então não será mais despesa. Acredito que foi um erro de interpretação e a presidenta Dilma foi muito corajosa e vetar um projeto de tamanha importância num ano pré-eleitoral. Continuarmos apoiando as emancipações e temos confiança que o Congresso irá rever isso”, disse Cristina.
Ainda falaram na reunião, o vereador Manoel da Acosap (PHS), o ex-vereador Juarez Amorim, Francisco Pascoal (Chicôu), presidente do Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Petrolina, além de integrantes da Comissão Pró-Emancipação.
Blog do Bill Art´s

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...