domingo, 29 de dezembro de 2013

PT e PTB devem estar alinhados na Assembleia Legislativa em 2014

 por 

ARMANDO E HUMBERTO
A proposta do senador e pré-candidato ao governo estadual, Armando Monteiro (PTB-PE), de construir uma atuação conjunta da sua legenda com o PT na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) foi bem recebida por integrantes do Partido dos Trabalhadores, como a presidente e o vice-presidente estadual do partido, deputada Teresa Leitão e o advogado Bruno Ribeiro, respectivamente.
A proposição do parlamentar aponta, ainda mais, para um alinhamento entre as duas legendas, com possibilidade de formação de palanque. O apoio dos petistas, inclusive com o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff servindo de fortes cabos eleitorais, será fundamental para Armando concretizar o seu desejo em disputar um pleito estadual.
A proposta do senador vem em um momento em que o ex-ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho (PSB), também cotado para disputar o Palácio do Campo das Princesas, vem recebendo apoio de algumas lideranças, como o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PSDB) – o município é o segundo maior colégio eleitoral do estado.
Embora lideranças petistas em Pernambuco, como o senador Humberto Costa, estejam evitando falar abertamente sobre o rumo que o partido tomará no próximo ano, o estreitamento dos laços entre PT e PTB já como uma maneira de ir, gradualmente, marcando território com vistas para a eleição estadual. Dentro do PT, o nome mais cotado para ser vice do senador Armando Monteiro é o do deputado federal João Paulo (PT), ex-prefeito do Recife.
O alinhamento das duas legendas na Assembleia pode implicar, também, na tentativa de aproximação de petistas e petebistas com outras siglas que poderão apoiar o senador Armando Monteiro, caso a sua candidatura seja pavimentada. Porém, a bancada das duas legendas não somam 10 parlamentares na Casa e apenas quatro dos 49 deputados são da oposição. Além disso, em nível estadual, o PSDB acertou a aliança com o PSB de Campos em 2014.
Mesmo com as adversidades para PT e PTB, vale ressaltar que Armando começou a sua tacada primeiramente percorrendo o Sertão, reduto do ex-ministro FBC, que já foi prefeito de Petrolina, principal economia sertaneja, e participou de importantes inaugurações na região quando era ministro.
No que diz respeito à pré-formação de alianças, o parlamentar foi pelo caminho mais curto, a aproximação com o PT, com dois objetivos: o primeiro é dar musculatura no estado à candidatura da presidente Dilma Rousseff, que tentará a reeleição; o segundo é solidificar o palanque com PT e PTB, a fim de enfrentar o PSB, que terá apoio de legendas de peso, como o PSDB e o PMDB do senador Jarbas Vasconcelos, favorável ao projeto presidencial do governador pernambucano. (Com informações do PE247)
Blog do Bill Art´s

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...