quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Prefeito anuncia plano de macrodrenagem para deixar Petrolina menos dependente dos alagamentos em época de chuva

julio lossio e equipe
O prefeito de Petrolina, JulioLóssio (PMDB), reuniu a imprensa na manhã desta terça-feira, 24, para detalhar todo o trabalho de ações que a administração municipal vem executando, visando evitar maiores transtornos na cidade com as chuvas que vêm atingindo o município desde o começo do mês.
A atenção maior da equipe está em áreas de invasão, onde segundo Lóssio, estão os maiores problemas quando a cidade recebe grandes precipitações, a exemplo das invasões do Jardim Petrópolis, São Gonçalo, Alto da Boa Vista citado pelo prefeito área em que já foi feito um trabalho, mas ainda precisa melhorar; invasão do Pedro Raimundo, do Rio Corrente, do Antônio Cassimiro, do Vale do Grande Rio, do Rio Claro e do bairro Cosme e Damião, além da região do bairro Dom Avelar.
“São áreas problemáticas por natureza, pelo formato de ocupação, sem estrutura alguma”, frisou o prefeito. Conforme Julio Lóssio, a Prefeitura deve estar sempre voltada para essas regiões, pois Petrolina tem problemas históricos de falta de drenagem em sua estrutura e que seu governo tem buscado executar a ação através do plano municipal de macrodrenagem.
O investimento é de mais de R$ 1 milhão é em parceria com o Governo Federal através do Ministério da Integração Nacional e que após dois anos da formulação do convênio, começa a ser licitado e executado.
“Faltava um programa de macrodrenagem, isso a cidade nunca teve, mas que está sendo acontecendo agora projeto licitado, executado e contratado”, enfatizou Lóssio.
Segundo o prefeito, a equipe vem monitorando as áreas de maior risco 24 horas por dia. No balanço apenas cinco famílias do bairro Cacheado estão desabrigadas. Todas moravam em casas de taipa que não aguentou o temporal que Petrolina recebeu na última semana, mas o prefeito frisou que são pessoas incluídas no programa Minha Casa Minha Vida voltado para moradores da invasão.
Foram identificados ainda problemas nos bairros como Henrique Leite, São José, João de Deus, São Joaquim, Parque Jatobá, Rio Claro, Vila Eulália, Vila Vitória, Cacheado e Izacolandia.Todo o trabalho vem sendo coordenado pelos secretários de Segurança Cidadã e Coordenador da Defesa Civil, Jota Santos, de infraestrutura, Ricardo Rocha, de Planejamento Urbano, Marcelo Cavalcante e a secretária de Desenvolvimento Social, Maria Adinair, tendo o envolvimento das demais secretarias.
A ação preventiva da Prefeitura conta ainda com as parcerias do Exército por meio do 72BI; Policia Militar de Pernambuco, Corpo de Bombeiros, Univasf através do Laboratório de Meteorologia; Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Celpe e Compesa, além de receber a colaboração de entidades e das igrejas.
Devido a falta de um plano de drenagem, o prefeito chamou a atenção que os problemas com as chuvas não passam só pela falta de saneamento em algumas áreas do município.
“Estamos brigando com a Compesa para o saneamento ficar sob a responsabilidade do município. O Governo do Estado tem brigado para que a cidade não seja 100% saneada, mas a nossa luta é que com a municipalização, possamos avançar nessa área de forma muito mais rápida”, acrescentou o prefeito de Petrolina.
O prefeito citou a avenida principal do Alto da Voa Vista e trechos da Avenida da Integração, vias que sofriam muito em época de chuvas, áreas que foram feitas drenagens no seu governo e não mais sofrem com o tempo chuvoso, o que sempre ocorria antes.
“No Alto da Boa Vista fizemos uma revisão das planilhas orçamentárias e introduzimos o programa de macrodrenagem na região, mas está é uma obra que ninguém vê porque fica embaixo do chão, só agora quando chove e não sofre com as chuvas e que dá pra perceber. Um problema histórico que resolvemos e vamos levar para outros lugares”, declarou Julio.
Para executar todo o projeto, Lóssio disse que já foram identificadas ocupações em áreas que servirão para a colocação dos macrodrenos e os proprietários já estão sendo avisados.
“São ocupações que interrompem alguns córregos e que são áreas onde serão utilizados macrodrenos. Temos que criar na cidade áreas de captação de água como na Lagoa de São Joaquim, do Padre Cícero e na Lagoa do Jatobá e interligá-las para que possamos drenar isso para o rio (São Francisco). Essas ações já foram iniciadas”, pontuou o prefeito Julio Lóssio.

Blog do Bill Art´s

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...