sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Centro de Testagem e Aconselhamento da Secretaria de Saúde de Petrolina realiza balanço do dia “D” da luta contra a AIDS

POR BLOG DO BANANA

imageLevando mais conhecimento e promoção à saúde na prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s), especificamente, da AIDS, a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS) realiza mais um balanço positivo do último dia “D” da luta, combate e prevenção à AIDS, evento celebrado mundialmente todo dia 1ª de dezembro.
O evento foi marcado com muita orientação sobre as DST’s e AIDS contou com a realização de testes rápidos para HIV, palestras educativas com profissionais especializados, distribuição gratuita de preservativos, além de uma banda marcial que animou a todos no “Espaço Vida” da secretaria de Saúde.
A coordenadora do programa Municipal de DST’S HIV/AIDS, Maria Raquel Costa, conta como foi a ação. “Nestes dias de campanha realizamos testes rápidos para HIV/AIDS, conscientizamos sobre a importância de estar sempre se prevenindo. A AIDS ainda não tem cura e a única solução é intensificar os cuidados, prevenção ainda é a melhor arma”, alertou
Ao todo, 491 testes rápidos para HIV foram realizados em pontos estratégicos da cidade. As pessoas que realizavam os testes já saiam com seus diagnósticos sorológicos em mãos, os profissionais acolhiam os usuários de forma humanizada esclarecendo os principais pontos de como continuar a prevenção e como iniciar o tratamento para os casos positivos da doença.
“Buscamos áreas que tivessem o maior fluxo de pessoas, montamos uma estrutura de acolhimento e de apoio aos petrolinenses que chegavam aos nossos stands e até nossas equipes. O nosso objetivo é desenvolver sempre estratégias de prevenção e educação a cerca dos cuidados primordiais em relação à saúde”, afirmou a secretária de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta.
O profissional artístico juazeirense presente no evento, não quis se identificar, mas prestigiou a ação e falou sobre a importância em saber viver com o HIV, reafirmando o lema da campanha “É preciso saber viver”. “Hoje, em Petrolina, tenho todo o tratamento que preciso, levo uma vida normal, com a família, no trabalho e com amigos. Nesses últimos quatro anos, sempre tivemos todos os nossos suprimentos de defesa imunológica restabelecidos”, explicou.
Ascom PMP
Blog do Bill Art´s

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...