domingo, 15 de dezembro de 2013

Canal do Sertao: Ouricuri, Ipubi, Trindade, Bodocó e Araripina estão fora do projeto. Veja o que diz o ex ministro Fernando Bezerra

Araripina - Pe
Araripina – Pe
Na entrevista que deu durante a confraternização com a imprensa, realizada nesta quinta-feira, dia 12, o ex-ministro Fernando Bezerra Coelho, não fugiu dos questionamentos sobre a polêmica retirada de cidades da região do Araripe do projeto do Canal do Sertão. Das 17 cidades, somente 10 estão nos estudos para o início construção da obra. O projeto do Canal foi concluído quando o ministro esteve à frente do Ministério da Integração Nacional.
“Nesta discussão existe muita desinformação. Conversei com os prefeitos do Araripe recentemente em Araripina e frisei que o projeto que viabilizamos é para captar 50 metros cúbicos de vazão por segundo do rio São Francisco e junto com o ramal de Entremontes, água que virá da transposição do Eixo Norte, serão mais 25 metros cúbicos por segundo. Isso é suficiente para irrigar 110 mil hectares”, explicou o ex-ministro.
Ao contrário das críticas sobre a supressão de cidades que seriam contempladas no projeto original do Canal do Sertão, FBC esclarece que não são 4 municípios beneficiados e sim 10: Petrolina, Afrânio, Dormentes, Santa Filomena, Santa Cruz, Santa Maria da Boa Vista, Parnamirim, Granito, Exu e Casa Nova-BA
Ele explicou esses 10 municípios já têm identificados para receber a obra, 70 mil hectares e iniciados os estudos pedológicos para poder definir de forma adequada e apropriada já que os editais de licitação foram feitos.
“Agora quanto a Ouricuri, Ipubi, Trindade, Bodocó e Arairipina, são os municípios da região que ficam nas áreas mais altas do Araripe e nesses ainda não existem projetos. Apenas alguns estudos da Codevasf que apontaram que da forma que foi proposto o Canal do Sertão, ficariam muito alto os custos para a manutenção dessa área e o que não seria adequado para a rentabilidade dos produtores”, destacou Fernando Bezerra.
Fernando frisa que ainda está em estudo a resolução do problema das cidades localizadas em áreas mais altas do Araripe que poderia ser via transposição, vindo do Eixo Norte no Ceará. O ex-ministro diz que os que estão criticando as mudanças no projeto, são por puro desconhecimento, levando a discussão para um viés politico.
“Esta se estudando outro traçado. Não existe exclusão, porque temos água para irrigar 110 mil hectares. É uma discussão que tem que ser feita com tranquilidade, não politizar. Quem critica não estudou o problema. Precisa ter acesso às informações, buscar os estudos da Codevasf. Essa não é só uma discussão econômica, mas social e ambiental. Temos que tirar água do São Francisco com segurança, sem comprometer o rio”, finalizou o ex-ministro Fernando Bezerra.

Blog do Bill Art´s

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...