sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Artigo: Perímetro de irrigação Senador Nilo Coelho, uma obra esquecida

por  

perimetro senador nilo coelhoNeste artigo enviado ao Blog, o leitor Edson Coelho lamenta que uma obra do porte do perímetro de irrigação Senador Nilo Coelho (que amanhã, dia 13, completa 29 anos de existência), não seja lembrado pela importância que tem.
O leitor aproveita para fazer algumas críticas pertinentes. Confiram:
Objetivando o desenvolvimento econômico e social da nossa região, foi dado início a um projeto inovador à época, o qual seria o diferencial transformador de uma paisagem árida e seca em uma região irrigada.
Em 1969 iniciaram-se os estudos para tal empreendimento, conhecido hoje por Perímetro Senador Nilo Coelho. Naquela época pode-se perceber que as condições eram propícias à criação de um projeto de tamanha importância para os sertanejos, melhorando principalmente a sua qualidade de vida e consequentemente a geração de empregos e crescimento local.
As obras foram iniciadas em 1979 e a princípio o Projeto recebeu o nome de Massangano. Em 28 de julho de 1984, em consideração ao Senador Nilo Coelho, idealizador da obra e que muito contribuiu para a realização deste sonho, o Projeto recebeu o seu nome, numa justa homenagem ao filho petrolinense.
A inauguração ocorreu em 13 de dezembro de 1984. Projetado para fazer o grande contraste de transformação do cinza da caatinga para o verde da irrigação, vem sendo ao longo dos anos o grande marco da transformação socioeconômica de Petrolina, possuindo hoje 2.310 usuários irrigantes em uma área de 22.946 hectares, sendo conhecido como a ‘Nova Califórnia’ ou ‘Oásis do Sertão’.
Com tudo isso, talvez por Nilo Coelho não ter deixado filhos na política ou com empresas de comunicação, o aniversário do Projeto que leva seu nome é esquecido, sendo que essa obra é o segundo maior investimento público na região, perdendo apenas para Barragem de Sobradinho. Esquecer-se do aniversário do Perímetro é também não lembrar o Senador Nilo Coelho, que foi o responsável pela existência dessa grande obra de cunho social para Petrolina e região.
Não podemos inocentar desta responsabilidade os próprios produtores, que não sei se por falta de organização ou interesse, não seguem o exemplo dos produtores da Área Maria Tereza e do pequeno Projeto Bebedouro, que todos os anos comemoram a data da sua inauguração.
No próximo ano o Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho estará completando 30 anos. Sem dúvida, uma data de grande importância! Será que essa data também será esquecida?
Edson Coelho/Leitor

Blog do Bill Art´s

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...