domingo, 17 de novembro de 2013

Cisternas do ‘Água para Todos’ contemplam mais de 70 mil famílias do semiárido

 

cisternas2 
O programa ‘Água Para Todos’ do governo federal contemplou mais 72 mil famílias residentes no semiárido com a construção de cisternas. Até a segunda semana de novembro, os equipamentos serão instalados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
De acordo com a Codevasf, desde 2012 a Companhia entregou 72.447 reservatórios em 133 municípios dos estados de Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Sergipe, Pernambuco, Piauí e Maranhão. Aproximadamente 360 mil pessoas residentes em comunidades rurais difusas do semiárido foram beneficiadas. Cada cisterna pode acumular 16 mil litros de água, quantidade suficiente para suprir as necessidades básicas de uma família de cinco pessoas por períodos de estiagem de até seis meses. Somadas, as cisternas possuem potencial de armazenamento de 1,15 bilhão de litros de água.
O abastecimento ocorre durante os períodos chuvosos. A água da chuva é aparada no telhado das casas  e conduzida por meio de um sistema de calhas e canos para o interior do reservatório. Com a observância de cuidados básicos – que são comunicados aos beneficiados em treinamentos específicos – a água é própria para saciar a sede e para o preparo de alimentos. Nas localidades em que a estiagem tem sido mais severa, as cisternas estão permitindo que os beneficiados guardem com segurança a água provida por carros-pipa. A vida útil do equipamento é estimada em 30 anos.
Novas instalações
O processo de instalação de cisternas prossegue e nos próximos meses será estendido ao estado do Ceará. Com o Água para Todos, o Ministério da Integração Nacional pretende promover a instalação de 300 mil reservatórios até o fim de 2014 com a atuação de suas entidades vinculadas – dentre as quais a Codevasf. Deste montante, a Companhia deverá instalar 169 mil unidades em 310 municípios.
Aposentados que vivam exclusivamente da renda previdenciária, assim como escolas e postos de saúde situados em comunidades assistidas pelo programa, também estão entre os beneficiados. Até o momento a Codevasf alcançou 93 postos de saúde, 504 escolas e 5.140 aposentados com as cisternas. As informações são da assessoria da Codevasf.

Blog do Bill Art´s

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...