domingo, 13 de outubro de 2013

Reunião com gestores define critérios para utilização das quadras cobertas


imagemO secretário municipal de Educação, Heitor Bezerra Leite, esteve reunido com gestores de 17 escolas da rede pública municipal de ensino, para discutir os critérios de utilização das quadras cobertas das unidades educacionais. A ideia é definir como serão feitas as solicitações, delimitação de horários, segurança, delegação de responsabilidades e usos para outros fins, a exemplo de festas. Na oportunidade, os gestores puderam descrever a situação de cada escola, como o equipamento é disponibilizado à comunidade e os problemas mais comuns. Dentre as dificuldades apontadas pelos gestores, destacaram atenção ao controle sobre as pessoas que utilizam as quadras, a necessidade em melhorar a segurança na estrutura patrimonial, a ameaça do uso de entorpecentes por pessoas desconhecidas, preservação dos equipamentos, limpeza do espaço, uso do equipamento para fins comerciais, entre outros.
Durante a reunião, ficou determinado que é necessário criar um padrão para o uso das quadras que são patrimônios públicos e voltados para a utilização prioritária dos alunos e professores, com objetivos educacionais, esportivos e lúdicos, mas também da comunidade, contanto que haja controle e consciência na utilização, para que o bem público seja preservado. De acordo com o secretário de Educação, a escola tem vínculos com a comunidade e é natural e saudável que isso ocorra, porém é preciso desenvolver uma consciência na utilização dos equipamentos da escola pela comunidade. “Vamos continuar interagindo, trabalhando e nos aproximando cada vez mais das pessoas, mas é preciso cuidar das unidades escolares e as quadras são parte desse patrimônio que devem ser cuidadas para evitar a depredação e o uso inadequado”, enfatiza Heitor Leite.
Após a reunião foram tomadas algumas medidas, dentre elas, a definição de um plano-padrão que deve ser seguido pelos gestores. Os cinco pontos são: Melhoria da segurança com instalação de portão adequado ao espaço e grade onde houver necessidade; incluir um representante da comunidade com uma co-responsabildiade de monitorar as condições de uso do espaço; delimitação de horários (uma prerrogativa da gestão), proibição da realização de festas com bebidas alcóolicas e começar uma campanha de conscientização, envolvendo a escola e a comunidade. No dia 1º de novembro acontecerá uma outra reunião para avaliar o plano e definir novas estratégias. (POR BLOG DO BANANA)
Texto e foto: Setor de Educomunicação – SEDUC
Blog do Bill Art´s

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