sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Petrolina: River Shopping continua na mira do MPT – Ministério Publico do Trabalho


river shopping
Após descumprimento de notificação expedida para as empresas do ramo de restaurantes e lanchonetes localizadas no River Shopping, em Petrolina, o Ministério Público do Trabalho (MPT) de Pernambuco realizou audiência pública para discutir as medidas cabíveis. Na notificação, o órgão apontou irregularidades no ambiente de trabalho dessas empresas, que não possuem assentos para os funcionários – esses eram obrigados a trabalhar em pé durante todo o expediente.
Sessenta dias foram dados para a adequação dos estabelecimentos à norma de saúde e segurança do trabalho, mas o prazo não foi cumprido. Diante disto, as empresas foram intimadas a comparecer à audiência, realizada na terça-feira (22) e presidida pela procuradora do Trabalho, Vanessa Patriota. Na negociação, ficou acertado que mais sessenta dias seriam dados para a compra dos assentos, e, se esse acordo fosse novamente descumprido, seria ajuizada ação civil pública contra as empresas.
Domingos – Outra notificação recomendatória foi expedida para as mesmas empresas do River Shopping, tratando sobre o descanso aos domingos. Nela, o Ministério Público do Trabalho indicou que havia irregularidades quanto ao período de descanso dos empregados.
Segundo a lei, empresas de comércio geral devem permitir aos funcionários uma folga semanal (totalizando seis dias trabalhados por semana) e uma folga no domingo, no período máximo de três semanas.
Por descumprir a legislação, as empresas foram notificadas e tinham trinta dias para fazer os ajustes. Durante a audiência, houve a solicitação para prorrogar o prazo até 1º de janeiro de 2014, o que foi concedido pelo MPT.(Blog de Magno Martins)

Blog do Bill Art´s

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...