domingo, 13 de outubro de 2013

HDM/IMIP usa tecnologia para melhorar a assistência médica aos pacientes da Bahia e de Pernambuco

por 


Na manhã desta quinta-feira (10), a direção do Hospital Dom Malan (HDM/IMIP) apresentou à imprensa o sistema de teleconferência, que integra o parque tecnológico adotado pela unidade médica. A web teleconferência é utilizada para encontros, em tempo real, da área médica, ensino e pesquisa como discussão de casos clínicos, reuniões gerenciais, apresentação de trabalhos acadêmicos com demais unidades de saúde gerenciadas pelo IMIP e outras instituições no país que possuam a mesma tecnologia.
Na ocasião, o Blog Vinicius de Santana conversou com o superintendente do Hospital Dom Malan/IMIP, Marcelo Marques, que explicou a importância do uso dessa tecnologia para capacitação e formação dos profissionais que atuam na unidade de saúde. “Nós consideramos de extrema importância esse instrumento que não só ajuda na formação de médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde, mas também auxilia a gestão na condução de algumas reuniões administrativas que antes eram realizadas em Recife ou Salvador”.
O médico garante que até os custos do hospital diminuíram, já que a web teleconferência permite reuniões e capacitações à distância. Além disso, para Dr. Marcelo, o principal beneficiado com essa ferramenta é mesmo o paciente do HDM e das outras unidades hospitalares que estão sob comando do IMIP.
“O equipamento foi instalado em abril deste ano e, a partir de maio, houve a primeira apresentação, mas já sentimos a diferença. Além da qualidade das reuniões, a gente percebe um interesse maior dos próprios funcionários em participar. Porque esse intercâmbio de conhecimento ajuda o principal interessado, o nosso paciente, que passa a ter uma assistência mais atualizada e mais antenada com os conhecimentos científicos mais modernos da área de saúde”, justificou Dr. Marcelo Marques.
Ainda segundo o superintendente, as teleconferências são voltadas à saúde da mulher e criança, e são realizadas 20 reuniões mensais com o corpo de profissionais do HDM/IMIP. Lembrando que a web teleconferência também é realizada no Hospital Regional Juazeiro e nas demais unidades geridas pelo IMIP nos estados de Pernambuco e Bahia.
Blog do Bill Art´s

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...