terça-feira, 17 de setembro de 2013

Vigilância Sanitária alerta para riscos no consumo de garrafões de água


imagem 
Em casa, no trabalho, nos consultórios médicos ou escritórios. É bastante comum encontrar garrafões de água mineral em todos esses lugares. Em Pernambuco, a população consome, em média, 4,5 milhões de botijões de 20 litros nesta época do ano. No entanto, muitas pessoas acabam com algum problema de saúde por não prestarem atenção em detalhes importantes. Em entrevista concedida ao Bom Dia Pernambuco desta segunda-feira (16), o diretor da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária, Jaime Brito, deu dicas para o manuseio correto dos garrafões de água.
Um dos principais cuidados é que o garrafão tem um prazo de validade de três anos. Essa informação fica registrada na parte superior do produto, mas também pode aparecer impressa no gargalo. “Antes era apenas no fundo e isso ficava muito difícil para a dona de casa ver”, diz Brito. Ele ainda revelou que o órgão tem intensificado a fiscalização nas distribuidoras de água. “A partir de 2008, com a inserção do selo na água mineral, melhorou muito a qualidade, até porque afastamos os clandestinos e isso melhorou muito o nosso trabalho”, explica.
Cláudio Gomes da Silva, dono de uma distribuidora, afirma que toma todos os cuidados para os garrafões não ficarem em contato com o chão, além de sempre observar o condicionamento e a validade, tanto do garrafão como da água. Perguntado se os consumidores costumam prestar atenção na validade, ele é direto: “Na maioria das vezes, não. É preciso ficar atento a isto na hora de receber o produto nas casas”.
O diretor da Apevisa, Jaime Brito, ainda orienta sobre a forma correta de limpeza do garrafão, que deve ser feita com álcool em gel. “A região do gargalo é o ponto mais contaminado, que é onde se pega e é onde ele fica em contato com a água. Então é nesse ponto que se deve ter mais cuidado antes de colocar no bebedouro”, afirma. “O sabão apenas arrasta (eventuais sujeiras), o álcool em gel faz a desinfecção”, conclui. A limpeza do bebedouro onde o garrafão será colocado também é muito importante, devendo ser realizada mensalmente. (G1)

Blog do Bill Art´s

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...