quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Secretária de Habitação parabeniza vereadores pela aprovação do Minha Casa Minha Vida que vai contemplar várias categorias


DSCN9945 
Fonte: B. do Banana
 

O projeto de lei de autoria do Poder Executivo que integra algumas categorias de trabalhadores no programa Minha Casa Minha Vida foi aprovado nesta terça-feira, dia 23 de setembro, na Câmara de Vereadores de Petrolina. O secretário municipal de Habitação Edinaldo Lima, comemorou a aprovação da matéria e frisa que o novo modelo do programa federal que é conduzido em parceria com o município, é diferente do Minha Casa Minha Vida faixa 1.
“O projeto contemplou servidor municipal, mototaxistas, entre outras categorias de trabalhadores com moradia. O Minha Casa Minha Vida Entidades tem um perfil diferente do Minha Casa Minha Vida faixa 1. O objetivo é o município em parceria com o Governo Federal poder direcionar para o programa algumas categoria de trabalhadores”, explicou o secretário.
Lima frisou que o Minha Casa Minha Vida 1 já estará com 6 mil moradias com as primeiras unidades prontas em fevereiro, atendendo famílias em situação de moradias de risco, ocupações, desempregados, donas de casa, pessoas com deficiência, idosos.
“Já este projeto aprovado pela Câmara hoje tem um perfil diferente. Estamos trabalhando nele há quase dois anos, ampliando os benefícios do Minha Casa Minha Visa para outras categorias de famílias, de trabalhadores, que até agora não tiveram oportunidade de participar de um programa tão importante”, acrescentou Edinaldo.
O secretário de Habitação lembrou que a prefeitura teve uma preocupação importante de construir essas moradias dentro de um planejamento urbano. O investimento será de R$ 60 milhões, com mais garantia de emprego e renda, e moradias para essas famílias
“São construções que acontecem de forma muito espalhadas no município. Temos casa na área do Nova Petrolina, na área da Cohab VI; na BR-428 por trás da Vila Marcela e na região sul como a área do Pedra Linda. Então isso é um preocupação nossa do ponto de vista que permite a cidade cresça e contemple as famílias que mais precisam de moradias em regiões boas, com planejamento urbano, conforme o Estatuo das Cidades e o Plano Diretor do município que é garantir o direito a moradia e a cidade que permita com qualidade e sustentabilidade”, explicou Edinaldo Lima.
Edinaldo parabenizou a Câmara Municipal por entender a mensagem do prefeito Julio Lóssio (PMDB) que enviou o projeto de lei por uma sugestão da Caixa Econômica Federal, conforme o jurídico da Caixa. “Acatamos esse entendimento e enviamos esse projeto ao poder legislativo e hoje o texto foi aprovado”, explicou o titular da pasta municipal de Habitação que alerta.
“A Concessão de Direito Real de Uso é um instrumento importante. É a primeira vez que Petrolina aprova um instrumento que está no Estatuto da Cidade e é tão importante para o município. A área permanece pública em respeito ao principio da função social de habitação de interesse social. Essas casas não poderão ser vendidas. O modelo não permite. A área permanece como área publica, os beneficiados vão receber o registro do imóvel no cartório e servira como herança par aos filhos. Nunca poderá ser utilizado para fins comerciais”, lembrou Edinaldo Lima.


Blog do Bill Art´s

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...