terça-feira, 17 de setembro de 2013

Procon – PE apresenta alternativas para pagamento de contas durante greve dos Correios


greve dos correios
A paralisação por tempo ainda indeterminado dos funcionários dos Correios em Pernambuco e outros estados dificulta, mas não impede que contas sejam pagas em dia. Segundo o Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon-PE), as pessoas devem solicitar a segunda via do boleto de débito, que pode ser enviada por e-mail.
“Hoje qualquer empresa pode enviar o número do código de barras por e-mail e até por mensagem de celular”, diz a gerente de fiscalização do Procon-PE, Solange Ramalho. Mas é importante que o cliente procure a empresa antes do vencimento da fatura, para evitar cobrança de juros.
Caso o consumidor não tenha acesso à internet e não possua e-mail, ele deve procurar a empresa credora para se informar sobre outras maneiras de pagar as contas. “Se não houver uma loja física que o cliente possa fazer o pagamento diretamente ou qualquer outra opção, ele deve procurar o Procon para evitar que sejam cobrados juros pelo atraso da fatura”, orienta Solange. Nesse caso, o consumidor não pode ser lesado pelo não recebimento das correspondências.
Além das contas, a paralisação também afeta o envio e recebimento de encomendas. Por isso, caso o consumidor sofra danos materiais pelo atraso da entrega, também deve procurar o Procon. “Atendemos apenas casos onde há danos materiais. Se o consumidor se sentir moralmente lesado ele deve procurar a Justiça”, orienta a gerente.
A proposta anunciada pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, consiste no aumento salarial de 7% – antes era de 5,27% – e aumento e 6,27% nos benefícios. A contrapartida da empresa foi bem recebida pelo Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos de Pernambuco (Sintect-PE). Mas, como não houve alterações no plano de mudar o plano de saúde dos funcionários, o diretor geral do sindicato, Hálisson Tenório, acredita que a decisão será pela manutenção da greve.
“Vemos o risco de que os dependentes do plano de saúde não sejam mais atendidos com a mudança. Queremos uma posição bem clara da empresa de que isso não vai acontecer”, explica Hálisson.
De acordo com o sindicato, 65% dos funcionários do setor de recepção, tratamento e entrega de encomendas da Região Metropolitana pararam as atividades nesta sexta-feira (13). No interior, o Sintect-PE estima que o número chegue a 75%. Os Correios possuem cerca de 3,6 mil trabalhadores no Estado. As informações são do NE10

Blog do Bill Art´s

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...