sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Parceria entre a Prefeitura e a UPE proporciona atividades práticas a estudantes e benefícios a idosos


Publicado em

DSC00882 
Aquecimento, alongamento, aferição de pressão, caminhada, e, por fim, a socialização, foram as atividades realizadas por idosos dos Centros de Convivência de Idosos (CCI) Vó Pulú e Mimi Cruz durante a manhã desta quinta-feira (5), no Parque Municipal Josepha Coelho. A ação, realizada através de uma parceria entre a Prefeitura de Petrolina, através das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), Saúde, e a Universidade de Pernambuco (UPE), proporciona aos estudantes da disciplina de Promoção e Prevenção do curso de Fisioterapia a oportunidade de praticar os conhecimentos abordados em sala de aula.
A parceria entre os Centros de Convivência e a Universidade existe há aproximadamente um ano e meio e promove, além de atividades físicas, palestras, com o objetivo de estimular a independência dos idosos para que eles se mantenham ativos e saudáveis, evitando a redução da mobilidade e retirando o estigma de que as pessoas com mais de 60 anos de idade devem viver reclusas.
Para a professora da disciplina Promoção e Prevenção do curso de Fisioterapia da UPE, Denise Brito, estas atividades beneficiam os estudantes ao promover a aplicação do conteúdo teórico e o contato com o público-alvo que estudam. “Essa parceria permite que eles, quando se formem, saibam lidar com essa população, principalmente no que diz respeito à promoção e prevenção, pois ainda existe aquela visão de que fisioterapeuta é apenas reabilitador. Queremos mostrar aos estudantes que eles podem atuar dentro da atenção primária promovendo e prevenindo a saúde”, afirma.
 Os interessados em participar dos Centros de Convivência de Idosos devem realizar a inscrição nos próprios CCI´s (Vó Pulú e Mimi Cruz) ou na Diretoria de Atenção ao Idoso, portando as cópias de RG, CPF, Comprovante de Residência e duas fotos 3 x 4. O CCI Mimi Cruz está localizado na Rua 25, s/nº, bairro Alto do Cocar. Já o Vó Pulú fica na Rua Sizenando Coelho, nº30, Loteamento Eduardo. A Diretoria de Atenção ao Idoso funciona na Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), na Rua Valério Pereira, nº 515, Centro.
Raoni Santos

Blog do Bill Art´s

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...