terça-feira, 17 de setembro de 2013

Leitor do Blog confronta informações de avaliação da Facape e diz que informação não procede

Facape1 
O leitor do Blog, Antonio Henrique, questiona as matérias postadas sobre a classificação da Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina (Facape) no ranking universitário da “Folha de S.Paulo”.
Ele disse que a Facape está induzindo o Blog e toda a cidade a um erro, pois “vende falsamente uma imagem de competência que não possui, baseando-se em ranking de mercado e não de ensino, que é o mais importante”.
O Blog publica a crítica do leitor e já aciona a assessoria da Facape para comentar o artigo.
Leiam o desabafo de Antonio Henrique:
Carlos Britto,
Fico admirado como um jornalista inteligente como você se deixa levar por uma informação tão falsa. Falo de suas matérias publicadas sobre avaliação da Facape.
Esclareço que a avaliação da Folha (RUF), de universidades e cursos, leva em consideração alguns indicadores de pesquisa, como Ranking de Pesquisa, de Mercado, de Inovação, de Ensino e de Internacionalização. Após a soma destas avaliações e realização de médias, é que se chega ao lugar de cada um (curso ou universidade).
A Facape sequer tem avaliação em alguns destes rankings. Do modo singelo como colocado pelo Blog, pode ficar parecendo que a avaliação é ótima para os cursos avaliados da Facape, mas não é assim.
Solicite a alguém que saiba investigar os dados com maiores detalhes, para ver se chegavam a um consenso sobre qual a avaliação correta.
O curso de Ciências Contábeis, por exemplo, obteve em um dos itens de avalização -de mercado- a classificação 10º, mas em outro item bem mais importante, que seria o de ensino, fica em 538º. O curso de Direito fica em 474º e Administração, fica em 1.351º .
Vejam no gráfico do próprio local onde a Facape manda pesquisar o que é avaliado em ensino e o que é avaliado em mercado e verão a realidade do problema.
Vejam os critérios adotados pela avaliação:
Por exemplo, o curso de Direito somente teve avaliação em Mercado (25º) e Ensino (474º). Já o curso de Cinência Contábeis foi avaliado somente em Mercado (10º) e Ensino (538°); Administração de Empresas em Mercado (44º) e em ensino (1.351º).
Assim, a avaliação dos cursos e da Faculdade como um todo não aparece, sequer ,entre as 192 do País. Se for feita a pesquisa mais aprofundada veremos que a Facape não estará entres as 500 faculdades do País.
Pra finalizar, quero deixar claro que não tenho nada contra a Facape ou sua direção, mas tenho tudo contra a enganação. Vejam o gráfico abaixo.
Ranking Universitário Folha
Indicador de Pesquisa -
Total de publicações:
Considera o total de trabalhos científicos publicados pela universidade em 2009 e 2010 nos periódicos indexados na base “Web of Science”.
Total de Citações:
Contabiliza o total de citações recebidas em 2011 em trabalhos científicos publicados em 2009 e 2010.
Citações por artigo:
Leva em conta a quantidade citações feitas em 2011 em cada artigo científico publicado em 2009 e 2010.
Publicações por docente:
Leva em conta a quantidade de artigos científicos publicados em 2009 e 2010 por cada pesquisador da universidade
Citações por docente:
Considera a quantidade de citações recebidas em 2011 para cada docente da universidade.
Publicações em revistas nacionais:
Calcula a quantidade de artigos científicos publicados nas revistas científicas brasileiras da base “SciELo”.
Recursos captados:
Contabiliza o total de recursos financeiros captados em agências estaduais e federais d e fomento à ciência.
Indicador de Internacionalização -
Citações internacionais por docente:
Considera a quantidade de publicações internacionais que citam trabalhos da universidade em relação ao número de docentes da mesma instituição.
Publicações em coautoria internacional:
Considera a porcentagem de publicações feitas em parceria com pesquisadores estrangeiros em relação ao total de publicações da instituição.
Docentes estrangeiros:
Verifica a quantidade de docentes estrangeiros em relação ao corpo docente total< /dd>. 
Indicador de Inovação -
Leva em conta o número de pedidos de patentes da universidade no Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) de 2002 a 2011.
Ensino -
Avaliadores do MEC - Pesquisa Datafolha com 464 professores universitários cadastrados pelo Inep-MEC, que fazem regularmente avaliação dos cursos de graduação.
Professores com doutorado:
Considera a porcentagem de professores da universidade com doutorado, segundo dados do MEC.
Professores com dedicação integral:
Contabiliza a porcentagem de docentes com dedicação integral na universidade, segundo dados do MEC.
Nota no Enade:
Verifica a nota geral da universidade do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes)
Mercado de trabalho - 
Pesquisa Datafolha com 1.681 responsáveis pela área de recursos humanos de empresas de todo o país nas 30 carreiras analisadas pelo RUF.
Antonio Henrique/Leitor

Blog do Bill Art´s

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...