quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Horta comunitária da Escola Municipal Luiza de Castro produz alimentos orgânicos

DSC_ 6109 01 
Em meio a uma preocupação mundial com saúde e bem-estar, a procura por alimentos saudáveis, tipo orgânicos, tem crescido nos últimos anos. Em Petrolina, a Escola Municipal Luiza de Castro, localizada no bairro João de Deus, conta com a produção da horta comunitária para introduzir esses alimentos na merenda escolar.
A horta, criada há seis anos no espaço da escola, foi idealizada com o intuito de oferecer aos alunos verduras de qualidade produzidas pelos seus pais. Segundo a responsável pelo local, Raimunda Silva, os trabalhos da plantação foram direcionados para pais de alunos, que tinham baixa renda. “Os cuidados da horta ficaram para pessoas que tinham filhos no colégio e eram de baixa renda. As 10 famílias escolhidas para trabalhar na horta comunitária receberam um curso inicial de produção de horta orgânica, oferecido pelo SENAC”, conta.
Na época, a escola cedeu o espaço e as salas de aula para a realização do curso. De acordo com a gestora da Luiza de Castro, Eli Gonçalves, a horta é fruto de uma parceria. “Quando os cursos começaram cedemos as aulas, os materiais para ajudar as famílias. Já com a horta pronta, no espaço da escola, fornecemos a água para irrigar as plantas”, explica.
O local também é uma fonte de aprendizado para as crianças. Conforme Raimunda, os professores têm o costume de levar os alunos para a horta, para trabalhar educação ambiental. “Os professores gostam de trazer as crianças aqui e os recebemos com todo o prazer, ensinamos como plantar e cuidar das hotaliças”, afirma.
Durante esses anos a produção na horta comunitária cresceu, as 10 famílias receberam outras capacitações, como a de empreendedorismo, além do apoio de outras instituições. Hoje os alimentos orgânicos produzidos pelos pais de alunos, como alface, espinafre, beterraba, pimentão, entre outros, receberam o selo de orgânico e através de uma central de atendimento da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (CODEVASF) são distribuídos para supermercados da cidade.
Cercada por hortaliças, terra e água, dona Raimunda, trabalha todos os dias com um sorriso no rosto. “Isso aqui é minha vida, meu orgulho, tenho um prazer imenso de estar aqui todos os dias”.
Texto: Fernanda Marins
Fotos: Gilson Santos

Blog do Bill Art´s

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...