quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Petrolina investe na fabricação de vassouras feitas com garrafa PET




imagem 
Criatividade e reciclagem podem se tornar grandes aliadas quando o assunto é preservar o meio ambiente. Além de ser uma inovação, a ideia pode gerar iniciativas empreendedoras e aumentar a renda de diversas famílias. Em Petrolina, a secretaria de Infraestrutura em parceria com a Organização Não Governamental ECOVALE, iniciou a fabricação de vassouras com garrafas PET coletadas nas ruas da cidade.
A ação está dentro das atividades do programa Coleta Seletiva implantado na cidade desde 2011. Ao todo 20 pessoas estão envolvidas no trabalho, sendo que por semana 200 vassouras são produzidas.
“Este é mais um trabalho de reciclagem que está sendo desenvolvido em Petrolina. A nossa missão é contribuirmos com a preservação da natureza e ajudar a comunidade a ganhar uma renda extra no final do mês” ressalta um dos membros da ECOVALE, Rosivaldo de Souza.
De acordo com Rosivaldo, o projeto de reciclagem também englobará a produção de sabão, sabonete e detergente com óleo de cozinha. A produção será desenvolvida pela Cooperativa dos Catadores de Petrolina Renascer, Cooperativa dos Catadores e Materiais Recicláveis do Raso da Catarina (COOMARCA) e a Associação de Agentes Ambientais de Petrolina (ASAGAMP).
“No próximo mês vamos iniciar em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) o treinamento com as cooperativas envolvidas para a produção de sabão, sabonete e detergente feitos com óleo de cozinha. Sendo que nós já estamos recolhendo o óleo de cozinha em condomínios e empresas . Certamente é mais uma atividade que reduzirá os danos provocados no meio ambiente.”, frisa Souza.
As vassouras recicláveis são comercializadas em empresas que fazem a varrição das ruas e avenidas de Petrolina, bem como nas escolas e condomínios. Mas a comunidade também pode adquirir o objeto. Para isso é necessário se dirigir até a sede da ECOVALE, bairro Caminho do Sol, Rua Cassimiro Gomes (antigo prédio da secretaria de Educação). A unidade custa apenas R$ 8.
Já as pessoas que não sabem como descartar o óleo de cozinha utilizado na preparação dos alimentos também podem se dirigir a ECOVALE e fazer a entrega do material.
Ascom PMP

Blog do Bill Art´s

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...