quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Em meio a embates sobre CPIs, vereadores quase entram em vias de fato na Câmara de Petrolina


Shortlink

POR BLOG DO BANANA EM 13 DE AGOSTO DE 2013  - 8:14 PM

imageAprovação das CPIs do São João e Hospital de Traumas geram embates e quebra de decoro na Casa Plínio Amorim
Dizem que fogo cruzado não dói, mas na Câmara Municipal de Petrolina o tiroteio aparenta deixar “vítimas”. Quando o líder da oposição, Ronaldo Cancão (PSL) entrou com requerimento para a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os gastos com o São João de Petrolina em 2013, não imaginava que a bancada da situação traria em resposta a instauração da CPI do Hospital de Traumas, que propõe investigar os gastos com a construção e aquisição de equipamentos da unidade de saúde. Para completar a surpresa, os situacionistas lançaram um desafio: convocaram os adversários para assinar a investigação que vasculhará as gestões de Odacy Amorim (PT) e o líder maior Fernando Bezerra Coelho (PSB).
“Desde o começo eu sempre disse que uma CPI deveria ser algo que deveria ser estudado com profundidade. Eu disse: ‘analise, vocês tem documentos?’ Não é melhor pegar o documento e analisar? Mas não, eles disseram que queriam a CPI. Quando aparece outra eles dizem que não, que só vão investigar só os adversários, o compadres não investigam e nem ninguém. Isso não é transparência. Preguei, fui contrário para assinar nenhuma CPI, mas vou votar favorável a abertura das duas para ser transparente e mostrar a sociedade. Agora eu jamais queria uns aloprados sendo aliados meus, porque você tem que trazer os avanços para a sociedade. Trazer, puxar cobra para os pés, trazer problemas?”,questionou Alvorlande Cruz (PRTB).
Ao passar pela votação, mais um embate. As duas Comissões Parlamentares de Inquérito foram aprovadas e cada uma delas contou com votos da situação e oposição. Um tumulto foi gerado quando os oposicionistas observaram a evasão de Edilsão (PSL) e Pedro Felippe (PSL) que aprovaram a CPI do Traumas, em conjunto com Ronaldo Silva (DEM), Alvorlande Cruz, Paraíba (PMDB), Ailton Guimarães (PMDB), Elismar Gonçalves (PMDB), Pérsio Antunes (PMDB), Geraldo da Acerola (PT), Cristina Costa (PT). A CPI do São João também foi aprovada por 11 votos. Mas a deserção de Felippe não passou impune e o vereador Betão quando fez o uso da tribuna fez questão de apontar o colega. Indignada com a derrota sofrida, a vereadora Maria Elena se retirou alegando nunca ter visto tanta falsidade na Câmara Municipal.
A base situacionista defendeu Felippe e os ânimos se exaltaram. Quando Ronaldo Silva discursou e citou a mudança de posicionamento ocorrida no mandado do ex-vereador Adalberto Bruno, o filho dele e atual parlamentar, Betão, levantou-se e partiu em direção a Ronaldo. Colegas o seguraram e temeram até agressão física. Cristina Costa presidia a sessão e cobrou decoro. Alvorlande Cruz chegou a mandar o colega “se educar” e “baixar a bola”, fazendo nova alusão ao decoro parlamentar. Ao final Betão se pronunciou e reconheceu ter “perdido a razão”. Emocionado e com a voz embargada, o edil justificou a atitude com a defesa incondicional a família. Sem ressentimentos, Ronaldo Silva foi até o colega e selou a paz com um abraço.
Seguindo com os embates, passava das 13h e os projetos de autoria do legislativo, entre eles o que autoriza o Poder Executivo a criar o “Cartão Prioritário para Pessoas Portadoras de Doenças Cardíacas”, não haviam sido apreciados. A votação das propostas foi transferida para a próxima sessão, que será realizada na próxima terça-feira (20). Nesta quinta-feira (15) não haverá atividade na Casa Plínio Amorim em virtude do feriado do Dia da Padroeira. (GrandeRioFM)
Blog do Bill Art´s

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...