segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Coluna da segunda-feira: Curtas, grossas e fininhas


Publicado em por

*Será que o movimento ‘O Vale Acordou’ deu ré? Será que faltou fôlego aos jovens? Ou faltou liderança no grupo? Panela que muita gente mexe, muitas vezes, a comida perde o ponto ou o tempero desanda. Em meio as discordâncias normais diante de tantas opiniões diversas de um mesmo grupo, o movimento ainda enfrenta a infiltração de cartas marcadas, pode sim ter prejudicado a performance do movimento. Como fizemos na época dos militares, nós não tínhamos tempo para conversar e nem dormir. E talvez dormir demais na frente da Prefeitura tenha sido o erro do movimento.
*Tem candidato a deputado estadual por aí? Em Petrolina os nomes começaram a ficar postos para o debate político. Os que já são, querem voltar. Como é o caso de Adalberto Cavalcanti, Isabel Cristina e Odacy Amorim. Na lista dos novos candidatos já se fala em: Ronaldo Silva, Pérsio Antunes, Elismar Gonçalves, Kleber do Paizão, Geraldo Coelho, Miguel Coelho e  Maria Elena. Achou a lista grande? Não se preocupe, porque até o final do ano essa lista aumenta.
*A passagem do governador em Petrolina foi bom pra uns e não bom para outros.  O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, entregou a UPAE aos prefeitos das cidades do Sertão, com sede em Petrolina. Apesar de algumas críticas, os gestores celebraram o convênio com a Secretaria Estadual de Saúde e vão ajudar a bancar as despesas da unidade, até porque os pacientes destas cidades todas serão atendidas pela UPA 24 Horas e pela UPAE. Nada mais do que justo. A coisa só vai dar certo se todos participarem.
*Muito bem deputada! A deputada Isabel Crista (PT) solicitou do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que seja instalada uma torre de celular no Distrito de Jutaí, interior de Lagoa Grande. De acordo com a petista, a população vive isolada, sem nenhuma comunicação via celular. Essa é uma daquelas velhas reivindicações que ninguém soluciona. Vamos ver se agora, com a deputada puxando o carro, a coisa anda.
*Aldeia do Velho Chico – A cultura fala mais alto em Petrolina. O Sesc, mais uma vez, entrega ao povo de Petrolina o seu grande festival de arte e cultura e não mediu esforços para que grandes eventos em todos os seguimentos estivessem  no projeto. A cultura em Petrolina mudou. Os artistas já estão mais unidos, há espaço para dança, teatro, música, poesia e artes plásticas. E Petrolina precisa acordar para isso. A nossa cultura tem rumo e prumo. Mas incentivo nunca é demais!
*Ricardo Ramos e Eduardo Campos. Nesta última semana, o ex-prefeito Ricardo Ramos prestigiou a visita do governador do Estado à Ouricuri em todos os lugares, atendendo ao convite do próprio Eduardo Campos. No seu discurso, Eduardo fez, durante cinco minutos, referências positivas do ex-prefeito quando dirigiu os destinos do município, com elogios e reconhecimento. Ricardo Ramos, com seu jeito simples e educado, acenou agradecendo as palavras ao governador de Pernambuco. A lição desta história: Ricardo Ramos está vivo como nunca na política de Ouricuri e pode estar se mexendo para uma futura candidatura a deputado federal na região do Araripe. É aguardar pra ver.
*Um cidadão, um amigo, uma vida. Afrânio se despede hoje de seu filho e ex-prefeito Claudio Rodrigues Galindo, que faleceu no último sábado em Recife, acometido de câncer nos ossos. Galindo já estava internado há alguns meses e não resistiu. De Claudio Galindo a gente guarda uma imagem muito forte: a sua maneira simples de ser, regada de uma educação e sinceridade nunca vista. Um bom cidadão, um bom companheiro, um bom filho, um bom pai e bom esposo. As duas cidades: Petrolina e Afrânio, certamente, sentiram a sua partida.
*Pernambuco de novo: Eduardo Campos para presidente do Brasil. Dos quatro pré-candidatos que estão postos, Eduardo é o que vem acumulando mais pontos positivos no caminho até 2014. Atualmente nenhum deles se lança sem antes ter uma conversa com ele. O governador pode ser o fiel da balança na hora das definições porque acumulou forças políticas para isso. Eduardo comanda um grande partido, o PSB; tem vários governadores aliados em Estados importantes da federação. Além disso, conta com a simpatia da gente nordestina, assim como foi com Lula. Ele se apresenta como o novo, basta ver a avaliação de seu governo na última pesquisa sobre o melhor governador do Brasil. Só isso (e tudo isso) já o credencia a entrar nesta disputa de cabeça erguida.
*Para governador de Pernambuco vote em… Tem gente nova na lista dos candidatos a governador de Pernambuco.  Além de João Lyra Neto, Tadeu Alencar, Fernando Bezerra Coelho, Fernando Figueira e Paulo Henrique Câmara, agora surgiu mais um nome no PSB como possível aspirante do partido à sucessão estadual de 2014. Trata-se de Milton Coelho, ex-vice-prefeito do Recife e atual secretário do governo. Claro que surgirão mais nomes até o réveillon. Não sei se passa do abril pra o rock.
*Por que não foi? Por que deixou de ir. A crítica política pernambucana levantou o fato da ausência do governador Eduardo Campos ter faltado ao casamento de Pedro Bezerra Coelho, filho do ministro Fernando Bezerra, que ocorreu  em São Paulo esta semana que passou. Eduardo era um dos padrinhos. O vice João Lyra Neto esteve presente. Será que a política interveio nesta ausência. Vamos saber. 
Fonte: Vinicius de Vantana.


Blog do Bill Art´s

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...