quarta-feira, 17 de julho de 2013

Salgueiro: Professores da rede municipal participam de formação continuada do PNAIC



imagem imageContribuir para o aperfeiçoamento da formação dos professores e o desenvolvimento da educação no município. Com esse objetivo, a Prefeitura de Salgueiro/Secretaria de Educação, através do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC realizou esta semana, na Fachusc, uma capacitação de professores alfabetizadores que atuam nas turmas de 1º a 3º anos do ensino fundamental da rede de ensino do município. A formação é continuada e tem a duração de dois anos. Os participantes recebem uma bolsa de estudos do governo federal como incentivo para a participação do curso e realização das atividades propostas.
O PNAIC é um acordo formal assumido entre governos estaduais e municipais, além de universidades públicas, que visam garantir a alfabetização plena de todas as crianças (com no máximo 8 anos de idade) até o final do ciclo de alfabetização. Ao aderir ao Pacto, Salgueiro se comprometeu em garantir que todos os estudantes estejam alfabetizados até o final do 3º ano do ensino fundamental, reduzir a distorção da idade-série na Educação básica, contribuir para o aperfeiçoamento dos alfabetizadores e construir uma proposta para definição dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças nos três primeiros anos do ensino fundamental.
De acordo com a coordenadora do programa, Socorro Monteiro, o PNAIC é importante por fortalecer todos os professores que trabalham com alfabetização. “Durante esses dias de formação, vivenciamos dois encontros, na perspectiva de fortalecer o papel do alfabetizador na relação com cada estudante, família, gestão e o compromisso que cada um deverá assumir com a alfabetização da criança”, destacou a coordenadora.
Toda a formação, segundo Socorro, está sendo voltada para o planejamento, rotina em sala de aula, como funciona todo o sistema de escrita alfabética e quais são as intervenções que cada professor pode fazer para que as crianças avancem e se tornem alfabetizadas. Ela explica que a formação foi dividida em duas áreas, separando os professores da cidade e do campo.
Ascom PMS
Blog do Bill Art´s

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...