O
número de reclamações contra as operadoras OI, TIM, Vivo e Claro
aumentou quase 20% em Pernambuco entre 1º de janeiro e 30 de junho deste
ano no comparativo com o mesmo período do ano passado. O Procon-PE
informou que recebeu 3.091 reclamações, enquanto que, nos seis primeiros
meses de 2012, o órgão registrou 2.598. Os usuários estão
insatisfeitos, principalmente, em relação à dificuldade para cancelar um
produto ou linha e cobranças indevidas, além da queda de sinal e do
atraso no recebimento das chamadas.
Em contrapartida, as empresas continuam
alegando que investem o tempo todo na melhoria da prestação de serviço e
a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) afirma que monitora as
operadoras, impondo metas de qualidade na prestação do serviço. Mas, em
entrevista ao jornal Folha de Pernambuco, o coordenador geral do
Procon-PE, José Rangel, frisou que o aumento da quantidade de
reclamações é consequência da má qualidade do serviço de telefonia
móvel.
“É evidente que as operadoras não estão
oferecendo o serviço como deveria para o consumidor que paga e tem
direito”, declarou o dirigente. “A prova é a presença constante dessas
empresas no ranking das dez mais reclamadas todos os meses”,
complementou.
Segundo a pesquisa, a Claro lidera o
ranking das queixas, com 1.509 reclamações no primeiro semestre deste
ano. Na segunda posição, está a OI, com 680, seguida da Tim (500) e Vivo
(183). Dessa forma, a ordem das posições não se alterou em relação ao
mesmo período do ano passado. (Brasik247)
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