quarta-feira, 17 de julho de 2013

Nutricionistas visitam escolas da rede municipal



imageManter a qualidade da alimentação escolar, acompanhar a distribuição de gêneros e o consumo dos alunos nas escolas. É essa ação que vem sendo feita regularmente na Rede Municipal de Educação pela Diretoria de Merenda Escolar da SMEP. O trabalho- que começou em 18 de fevereiro- é feito pelas nutricionistas com o apoio de tecnólogos. Inicialmente a equipe já visitou 12 centros municipais de educação infantil – CMEIS e três escolas da sede, mas o planejamento prevê visitas regulares à todas as unidades da rede. No início deste segundo semestre serão feitas visitas às escolas do interior do município.
Segundo o diretor de Alimentação Escolar, Ricardo Santos, o objetivo primordial do trabalho é garantir e estimular as boas práticas na distribuição dos gêneros alimentícios, garantindo a higienização e o equilíbrio no cardápio. “Hoje trabalhamos com a perspectiva da preservação da saúde, tomando todos os cuidados para que todo o processo desde a distribuição dos gêneros, até a prática de servir aos alunos seja feita sem falhas. Esse acompanhamento nos dá maior segurança nos resultados”, enfatiza.
Além de apresentar o cardápio, a equipe orienta as merendeiras e aos gestores das escolas a importância dos alimentos e o valor nutricional de cada um e de acordo com as necessidades diárias. Ricardo Santos explica que, a qualidade dos alimentos implica na prevenção de problemas de saúde como a obesidade. “O nosso foco também é contribuir na melhoria da aprendizagem, pois a criança bem alimentada rende mais nos estudos e facilita a ação dos professores”, disse.
A alimentação nas escolas rede municipal segue um planejamento que tem início às 7h30 quando é servido um desjejum (alimentação leve servida nos CMEI´S), às 9h30 é servido um lanche e às 11h30 o almoço (feijão, arroz, carne, macarronada). Como sobremesa são servidas frutas frescas. No período da tarde tem um lanche às 14h30 e às 16h30 uma sopa.
Ascom PMP
Blog do Bill Art´s

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...