domingo, 21 de julho de 2013

INTERIOR Blitz da oposição fiscaliza escolas estaduais no Sertão


Deputados foram à escola Pau Brasil, na zona rural do município de Santa Maria da Boa Vista, e encontraram salas interditadas, bancas quebradas e outros problemas

Do JC Online

Publicado em 17/07/2013, às 14h01

A primeira blitz da oposição na Assembleia Legislativa, no Sertão pernambucano, teve como alvo as escolas estaduais do governo. Os deputados Daniel Coelho, Betinho Gomes e Terezinha Nunes, ambos do PSDB, visitaram instalações de unidades no município de Santa Maria de Boa Vista e constatou uma situação de descaso em relação à educação. Os tucanos ouvirem denuncias de moradores da região e o grupo foi à escola Pau Brasil, na zona rural do município. Lá, se depararam com salas de aula interditadas, correndo risco de desabamento, esgoto a céu aberto, ausência de funcionários e um inacreditável rodízio de alunos, que causou revolta entre os estudantes. "Não é porque a gente mora na zona rural que tem que ser tratados como bicho", protestou uma jovem, aluna do terceiro ano do ensino médio.
A escola estadual Pau Brasil tem 875 alunos. As duas turmas do programa Travessia estão sem aulas por falta de local adequado - algumas salas, construídas em gesso, correm risco de desabar. O mesmo problema faz com que cerca de 140 alunos (equivalente a cinco turmas) fiquem sem aula diariamente, num incrível rodízio. Nenhuma turma tem aula todos os dias.
"O que nós vimos na escola estadual Pau Brasil é um exemplo das dificuldades que a rede pública do Estado vem enfrentando. Até achamos interessante o fato de o governador ter falado que quer transfomar todas as escolas do estado em tempo integral, mas uma escola como essa, nem a condição básica de funcionamento se tem. Ese rodízio é um vexame para os alunos", afirmou Betinho Gomes. 
"Conhecemos aqui uma nova modalidade pedagógica, a do rodízio de aula. Eu nunca tinha visto uma situação como esta. Não é à toa que Pernambuco tem um dos piores IDEBs do país, uma das piores redes estaduais de ensino de todo o Brasil. Estamos aqui mostrando o Pernambuco real, muito diferente da publicidade do governo do estado", complementou Daniel. "Turmas de terceiro ano com uma aula na semana é um absurdo. Mostra o descaso com que o governo do Estado vem tratando a educação, principalmente no interior", concluiu Terezinha.

Blog do Bill Art´s

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...