segunda-feira, 17 de junho de 2013

São João Cultural animará a Concha Acústica entre os dias 17 e 19 de junho


imagem 

Um grande e animado arraiá: é no que a Concha Acústica, no centro de Petrolina, se transformará entre os dias 17 e 19 de junho. Este será o ‘São João Cultural’, promovido pela Prefeitura Municipal com o intuito de conservar a riqueza cultural da tradicional festa junina. O evento será aberto ao público e englobará a realização do 29º Congresso de Violeiros de Petrolina, do XV Concurso de Sanfoneiros e de espetáculos artísticos da cultura regional.
Segundo a Secretária de Cultura, Esmelinda Amorim, o São João do Vale está cada vez melhor e promete superar o sucesso que foi o do ano passado. “Faremos três dias de São João cultural, onde a Concha Acústica se transformará em um arraiá muito bonito. As pessoas que não tem condição de ir ao pátio de eventos este ano terão outra opção”, argumenta.
No dia 17 de junho, a partir das 19h, será o momento da cantoria de viola com a promoção do Congresso de Violeiros. Dez cantadores participarão da competição, que entregará troféus aos primeiros colocados. Também haverá declamação de poemas e o show da dupla Natanael Cordeiro e Rafael Neto. “A sanfona e a viola são os instrumentos musicais da expressão cultural do Nordeste e que devem ser valorizados. Eventos como esse fazem com que a tradição não acabe”, relata o organizador do Congresso e repentista, Natanel Cordeiro.
Já no dia 18, no mesmo horário, a festividade fica por conta do grupo Matingueiros, que fará uma apresentação inspirada no universo de timbres do movimento Armorial, criado por Ariano Suassuna. Violinos, violas, e violoncelos juntam-se às peles percussivas de natureza rítmica e popular, tão características ao grupo, trazendo um show de composições, figurinos e coreografias autorais à Concha Acústica.
E, para encerrar o São João Cultural, no dia 19, será realizado o XV Concurso de Sanfoneiros com a participação dos 15 sanfoneiros classificados nas cinco eliminatórias que aconteceram nas cidades de Dormentes, Afrânio, Santa Cruz da Venerada, Dom Inocêncio(PI) e Petrolina. O concurso é uma realização da Prefeitura de Petrolina, da Rádio A Voz do São Francisco – Emissora rural com apoio da Sociedade Filarmônica 21 de setembro.
Ascom PMP
Blog do Bill Art´s

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...