segunda-feira, 6 de maio de 2013

Prefeito Julio Lossio abre Feira Internacional de Artesanato e Decoração (Feincartes) em Petrolina

imagem
O prefeito de Petrolina, Julio Lossio, visitou na noite de ontem (3) a Feira Internacional de Artesanato e Decoração (Feincartes), dando início ao primeiro dia de realização do evento na cidade. Na companhia da esposa, Andréa Lossio, da coordenadora da feira, Maria Mathias, de secretários de governo e algumas representações sociais e políticas, Julio percorreu os mais de 200 estandes da feira, a fim de conferir as esculturas, pinturas e as diversas peças de artesanato dos 15 países e 14 estados brasileiros que integram essa 2ª edição da Feincartes.
De acordo com o prefeito, a pretensão é que a Feincartes entre no calendário de eventos da cidade. “O artesanato de Petrolina começa a crescer e, sobretudo, após a feira do ano passado, onde nós tivemos maior visibilidade. Nossos artesãos passaram a expor em outros pontos do país e do mundo, e isso só fortalece a nossa cultura e economia”, ressalta Lossio.
A Secretária de Cultura de Petrolina, Esmelinda Amorim, que acompanhou a visita do prefeito aos estandes, falou do seu contentamento com a participação de mais de 150 artesãos de Petrolina e região do Vale do São Francisco. “Queremos dar apoio para a continuidade dessa feira, pelo benefício que ela traz na melhoria da qualidade do nosso artesanato, no acréscimo ao volume de produção e na valorização dessa arte”, argumenta.
Para a coordenadora da Feincartes, Maria Mathias, a expectativa é receber durante os dez dias de feira um público de 40 mil pessoas. “Abrimos hoje a Feincartes com sucesso e já tem bastante público visitando. Agora, temos a expectativa da continuidade com a realização de outras edições”. Maria conta ainda que a feira vai criando no cidadão o hábito de consumir o artesanato e os artesãos da cidade comemoram a chegada dessa demanda.
O artesão Marlus Daniel, que expõe pela segunda vez seus quadros na Feincartes comenta que a feira é uma grande oportunidade. “Trocamos muitos contatos na feira e isso faz com que possamos trabalhar o ano todo com arte, e isso é maravilhoso. Essa feira é uma grande oportunidade para os artesãos, porque valoriza nosso trabalho e alavanca a cultura da nossa região, e ainda revela os nossos talentos”, conclui.
A Feincartes segue até o dia 12 de maio, no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho em Petrolina, das 17h às 23h. Quem visita a feira poderá conferir esculturas, pinturas, artigos de moda, peças em madeira, artesanato em tecido e retalho, entre outros artigos. Além dos estandes, a feira oferece uma praça de alimentação, com a comercialização de pratos da culinária regional. E a cada noite, os visitantes poderão conferir também apresentações culturais locais.
O ingresso individual será comercializado a R$ 5,00 (inteira) e R$ 2,50 (meia). Crianças até 12 anos, acompanhadas dos pais, tem entrada livre. Idosos a partir dos 60 anos pagam meia-entrada.
Programação cultural:
04/05- Maracatujaba
05/05- Orquestra Novos talentos
06/05- Samba de Véio
07/05- Show do grupo Matingueiros
08/05- Roda de São Gonçalo
09/05- Reisado da Vila Mocó
10/05- Show Afro e Capoeira
11/05-Bloco de Carnaval ‘Os que ficaram’
Todos os dias na praça de alimentação voz e violão, Cleybson Bolão.
Ascom PMP

FONTE: Blog do Banana

Blog do Bill Art´s

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...