segunda-feira, 6 de maio de 2013

AME do bairro Vila Eduardo realizou Mutirão de Saúde da Mulher no último sábado



imagem

Aberta, no último sábado (04), a unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família do bairro Vila Eduardo recebeu as moradoras da comunidade interessadas em realizar o exame preventivo ginecológico. A oferta do exame, em formato de mutirão, aconteceu no intuito de prevenir o câncer de colo de útero, em mulheres na faixa etária entre 25 e 59 anos.
“O preventivo é a principal estratégia para detectar precocemente as lesões no colo do útero. Assim, podemos diagnosticar uma doença bem no início, antes que a mulher tenha os sintomas”, explicou a coordenadora da unidade, Raíssa Brandão. Segundo ela, o mutirão é uma maneira de alertar as mulheres sobre a importância do cuidado com a saúde, para evitar o agravamento de doenças que podem ser tratadas, quando descobertas em estágio inicial.
Para Lidiane Rumão de Lima, a abertura da unidade no sábado facilita a realização do exame. “Eu sei que é importante fazer o exame, mas durante a semana preciso cuidar dos meus filhos. No sábado o meu marido está em casa, então posso deixar as crianças com ele para cuidar da minha saúde”, declarou a dona de casa.
O preventivo é um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. Ele é indolor, simples, rápido e pode ser feito gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde ou unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família do município. Para garantir um resultado correto do exame, é recomendável que a mulher evite o uso de duchas, medicamentos vaginais, anticoncepcionais locais e não tenha relações sexuais nas 48 horas anteriores a realização do exame. É importante também que a mulher não esteja no período menstrual.
Ascom PMP
Blog do Banana

Blog do Bill Art´s

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...