O
Vale do São Francisco esteve em destaque durante a realização da 8ª
Mostra Internacional de Turismo/PE(MIT). Um estande da Rota do Vinho
chamou atenção dos visitantes, oferecendo degustação de vinhos tropicais
e de amostras de iguarias da culinária regional, como queijo de cabra,
risoto de carneiro, doce de rapadura, uvas e licores. A mostra aconteceu
nesse último final de semana, no Centro de Convenções, em Olinda.
O diretor da 8º MIT, Jorge Sales, relata
que a mostra deixará mais de R$ 6 milhões no Estado. “Para o Vale, este
ano, foram reservados cinco locais estrategicamente perfeitos. Quando
abrimos a feira damos de cara com o estande do Vale do São Francisco.
Visitei a sala Vip, degustei um bom champanhe, queijo de cabra e uvas.
Eu sou fã de Petrolina”, ressalta.
A cada dia de mostra, mais de 300
pessoas visitaram o estande do Vale, apreciando os vinhos, as peças de
artesãos petrolinenses e recebendo informações sobre os principais
equipamentos turísticos da região, bem como as opções de lazer
disponíveis, a exemplo da ‘Rota das Águas ao Vinho’. Este é um passeio
onde os turistas usufruem da vista panorâmica do Projeto de Irrigação
Senador Nilo Coelho, degustam os vinhos produzidos pela Vitivinícola
Santa Maria, e desfrutam, ainda, de um passeio de catamarã, pelas águas
do rio São Francisco.
Segundo o secretário de Turismo de
Petrolina, Iuric Pires Martins, a Mostra possibilita não só a geração de
negócios, mas um diálogo sobre o turismo entre os gestores de todo
estado. “A MIT serve para divulgar as potencialidades da nossa região.
Além do mais é um importante ponto de encontro para os gestores de
turismo, onde as boas experiências são compartilhadas”, afirma.
De acordo com o chefe de gabinete da
secretaria de Turismo de Pernambuco, Amilton Falcão, a Mit é uma feira
pernambucana que busca atrair negócios e expor todos os destinos
turísticos. “A mostra é voltada a divulgar também o interior, o agreste,
a zona da mata e o sertão. Nós teremos um grande evento em junho que é a
Copa das Confederações e, sobretudo, a Copa do Mundo de 2014. Nessa
edição, queremos mostrar todo nosso potencial, pois aqui contamos com a
presença de grandes operadores de turismo”, argumenta.
Texto e foto: Juliane Peixinho
Blog do Banana