quinta-feira, 18 de abril de 2013

Estiagem compromete qualidade da banana cultivada em Pernambuco

imagem 

O auxílio da irrigação não tem garantido uma boa safra de banana em Petrolina/PE. O preço da banana pacovan, variedade mais comercializada no mercado, passou de R$ 15 para R$ 20 e houve queda da qualidade da fruta. Esse é o resultado do longo período de estiagem enfrentado pelo Nordeste brasileiro.
Em uma propriedade da região, nem a irrigação está dando conta das plantas. Sem chuva, a produção caiu cerca de 70%. Um dos 4,5 hectares foi erradicado. A produção, que chegava a 80 mil bananas por mês, não atinge agora 20 milheiros.
Mesmo quem tem mais condições de investir na propriedade sofre com o problema. O agricultor Francisco Coelho implantou a variedade prata rios, que é mais resistente à falta de chuva, e também investiu em tecnologia de irrigação com microaspersores. Ainda assim, ele identificou a queda na qualidade da fruta.
A produção média era de 75 toneladas por ano nos 12 hectares cultivados com a fruta, mas sem chuva, o número diminuiu para 55 toneladas. “Nem molhando três vezes por semana está resolvendo, o fruto não atinge o crescimento”, diz. (Fonte: G1)
Blog do Banana

BILL ART´S

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...