sexta-feira, 5 de abril de 2013

Espaço do leitor: Parabéns a gestora Maria Adinair Viana



imagemSEDEST: CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Cada secretaria municipal tem uma função pública a desempenhar. Todas elas, sem exceções, têm também seu grau de importância dentro da estrutura organizacional do município. Algumas delas são visíveis as suas ações, outras, embora não sejam notadas assim, prestam os mesmos serviços, em igualdade de condições. São comparadas ao funcionamento do corpo humano. Às vezes, julgamos os órgãos mais importantes àqueles que vemos e podemos apalpar como: Cabeça, braços, pernas, face e esquecemos os que não vemos: coração, pulmão, rim, cérebro, artérias e etc. Eles não deixam de ser importantes porque não vemos, aliás, são muito mais necessários na mecânica do corpo. Sem eles não existe vida, não há como locomover-se, respirar, falar e viver. Podem ser os mais frágeis, porém, indispensáveis. Todos se completam, há plena unidade entre eles, se um adoece compromete o outro cada um deles são dependentes e funcionam de forma harmônica. São perfeitos, é uma maravilha da divina providência, um mistério da perfeita existência humana.
Pois bem, quero falar especificamente, de uma grande secretaria chamada SEDEST, seu funcionamento é semelhante ao que está descrito acima. A grandeza dela não está relacionada com a sua estrutura física, mas sim na sua importância para o desenvolvimento da sociedade, grande no seu papel de construção social e cidadania. Não seria enaltecê-la demais se disséssemos que a mesma é o coração da prefeitura municipal, é tão importante para Petrolina como o sangue é para a nossa vida. A justificativa é porque suas ações são exclusivamente voltadas para benefício das pessoas. A demanda é enorme e dentro de suas limitações esta secretaria tem feito muito, há empenho de seus funcionários, a força feminina é notável, cada uma delas exerce sua função com amor, dedicação e muita dignidade. É bonito o trabalho dessas mulheres guerreiras, elas dão o melhor de si, muito mais bonito é a concretização das metas alcançadas, a organização no cumprimento da missão. Esta importante secretaria coordena todos os programas do município e adjacências, principalmente nas localidades do campo. Veja as razões porque a SEDEST é o coração impulsionador da Prefeitura: A própria sigla está plenamente identificada com o valor da sua importância (Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho). Além das qualidades descritas de nossas mulheres, são também ousadas e destemidas, não temem o desafio, com fé e segurança trabalham de cabeça erguida, objetivando sempre um fim social para os que se acham excluídos, mostrando que é possível a inclusão daqueles que sofrem preconceitos por ter alguma deficiência ou deformação física, mas que também são especiais e importantes como qualquer ser humano que precisa de uma oportunidade no mercado de trabalho, isso se chama ACESSIBILIDADE. Outro mega programa de governo de salutar importância é o BOLSA FAMÍLIA. O objetivo do mesmo é alcançar aqueles que vivem na linha de pobreza com crianças de 0 a 17 anos de idade e os que vivem em situação de extrema pobreza. Que fique bem claro que este benefício pago pelo governo federal, não é para encorajá-lo a viver no comodismo como se fosse à única alternativa encontrada para sobreviver. Nem tampouco encará-lo como um emprego de vínculo permanente para a subsistência. Embora recebam um valor mensalmente, as famílias que aderem ao programa têm que se comprometerem e se responsabilizarem pela matrícula dos filhos na escola, acompanharem a freqüência escolar deles, cuidar da saúde, vaciná-los periodicamente. São ações que visam beneficiar a própria família em si. Esse tipo de controle social refletirar na sociedade, pois, são menos pessoas doentes, menos gastos públicos, menos prejuízos para o país. A saúde é um bem valioso que o ser humano possui, uma vez perdendo, compromete tudo. Então, é muito bom lutar o máximo para ter uma boa qualidade de vida.
Tem o CRAS-Centro de Referência de Assistência Social ( É uma unidade de proteção básica do SUS ( Sistema Único de Assistência Social ). O objetivo é a prevenção, e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários,permitindo o acesso aos direitos da cidadania. Subdivide em duas partes: A gestação de Proteção Social Básica no Território e o programa de Atenção Integral à Família – PAIF. Esse programa tem uma abrangência enorme no município de Petrolina. Veja a quantidade de CRAS que estão em pleno funcionamento: Uruás, João de Deus, São Gonçalo, Izacolândia, São Jorge, Dom Avelar, Fernando Idalino, praticamente quase todos funcionam o PROJOVEM, o PAIF e o PETI ( Programa nota 10, porque corrige uma falha no contexto social a nível de Brasil. Conforme reportagens exibidas no Jornal Nacional, as crianças que deveriam está na escola, estavam sendo escravizadas em trabalhos bruscos e árduos nas roças ou outras atividades desproporcional a sua força física. Trabalhar sim com 14 anos de idade na condição de aprendiz, conforme reza o texto da nossa carta magna. Então o objetivo é libertá-la do trabalho infantil, resgatar a sua cidadania, a inclusão social da família, e dá condições a fim de que esses menores freqüente a escola, é o correto e o mais justo. Uma só secretaria com um volume de responsabilidade social muito grande. A implantação do Restaurante Popular foi uma importante iniciativa por parte do gestor municipal, porque oferece uma refeição saudável com baixo custo à população. São beneficiados os trabalhadores formais e os informais, principalmente as pessoas que se encontram desempregadas, os estudantes, os que trabalham no comércio e não dispões de tempo suficiente para fazer as refeições em casa, e o tempo que seria gasto são horas a mais para o seu merecido descanso. Como também os aposentados e os moradores de rua, que não dispunham de recursos suficientes para fazerem suas refeições diariamente. Às vezes, viviam o dia inteiro com deficiência alimentar. A Casa de Passagem bom Samaritano ( É um local que acolhe os transeuntes dando amparo temporariamente, ajudando-os a chegarem ao seu local de destino, através do trabalho da assistência social da Sedes). É claro que existem tantos outros programas que não foram citados, se fossem relatados um por um e seu objetivo, não seria mais uma matéria e sim um livro.
Ao preparar esta matéria fiquei estupefato com tamanha competência e responsabilidade dessa secretaria em coordenar tantos programas, superou as minhas expectativas. Além do que já foram dito em relação à qualidade das mulheres que trabalham na secretaria, elas também são organizadas e perseverantes na consecução dos seus objetivos dando o seu melhor. Pois querem vê na face das pessoas, um sorriso ao invés das lágrimas, a esperança ao invés do medo, o alimento sobre a mesa ao invés da fome, a felicidade no lugar da discórdia, um coração repleto de amor ao invés do ódio, de maneira que cada lar seja um recanto de ternura e paz.
Parabéns a todos que trabalham na Secretaria, principalmente a gestora Maria Adinair Viana que está à frente na condução destas ações. Isto é a Sedest: colocando as pessoas em primeiro lugar.
Antonio Damião Oliveira da Silva
Professor de Matemática
Guarda Municipal de Petrolina
E-mail damis.oliver@hotmail.com
 Blog do Banana

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...