segunda-feira, 15 de abril de 2013

Assistência ao rebanho: Distribuição de cana chega a 44,2 mil toneladas





.
.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, já distribuiu 44,2 mil toneladas de cana-de-açúcar.
cana de açucar para alimentar o gadoPara compra corte e carregamento da cana, foram investidos R$ 4.075.756,00 e para o transporte mais R$ 1,5 milhão. Até o momento foram beneficiados 65 municípios com rebanho estimado em 1,11 5 milhão de bovinos.A medida, que faz parte das ações da Operação Seca, visa prestar assistência alimentar aos rebanhos atingidos pela maior estiagem registrada nos últimos 50 anos.
O Programa Operação Cana Ração, executado pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, é operacionalizado por meio de oito pólos de distribuição de cana de açúcar, criados para facilitar o acesso dos criadores á cana. Os pólos estão funcionando nas cidades de Surubim, Caruaru, São Bento do Una, Garanhuns, Bom Conselho, Itaíba, Pesqueira e Arcoverde.
“A proposta do Governo Estadual é minimizar os danos causados aos animais pela falta de alimento em decorrência da ausência de pasto, diminuindo dessa forma o número de mortes”, relata o secretário Ranilson Ramos, acrescentando que o Governo teve a preocupação de criar uma logística para que os produtores da Bacia Leiteira percorressem a menor distância possível a fim de buscar alimento para os animais.
O coordenador do Programa Operação Cana Ração, André Montarroyos, reforça que os esforços são no sentido de integrar todos os órgãos vinculados a Secretaria de Agricultura a fim de comprar e fazer chegar a cana até o criador no menor tempo possível, diminuindo, dessa forma, o sofrimento dos animais. O presidente do Sinproleite, Saulo Malta, avalia que sem a iniciativa a situação dos produtores estaria muito pior. “O ideal seria que a oferta de cana fosse maior, mas sabemos das dificuldades até para os produtores de cana-de-açúcar que também já enfrentam a seca que atinge a Zona da Mata”, conta.
POLOS ESTRATÉGICOS– A Secretaria criou pólos de distribuição estrategicamente posicionados, para que o criador despendesse menos tempo e custos para transportar a cana. O polo de São Bento do Una abrange 9 municípios e 185 mil bovinos; Arcoverde atende a 11 municípios e 190 mil bovinos; Garanhuns distribui em 9 municípios, atendendo a 125 mil bovinos; Itaíba abrange 4 municípios e 130 mil bovinos; Caruaru atende a 12 municípios e 150 mil bovinos; Surubim, 9 municípios e 105 mil bovinos; Pesqueira a 4 municípios e 90 mil bovinos e Bom Conselho distribui cana para: 6 municípios, beneficiando 120 mil bovinos.

Por Jornal de Caruaru

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...