terça-feira, 26 de março de 2013

Sob seca e baixo crescimento econômico, Dilma ganha boa recepção no Nordeste



imagemExistem fenômenos “inexplicáveis” ou que, digamos, merecem um estudo mais aprofundado na política. Sob uma das secas mais fortes dos últimos anos e um baixo crescimento econômico, a região Nordeste aplaude e aguarda com expectativa a presidente Dilma Rousseff (PT). Com faixas de agradecimentos e sorrisos no rosto, moradores do município de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, esperam na manhã desta segunda-feira (25) a líder petista para referendar seu apoio popular. Apesar destas dificuldades, a gestão de Dilma alcançou a maior avaliação positiva durante todo o governo. Segundo dados do CNI-Ibope divulgados na semana passada, 79% dos entrevistados aprovam a maneira da petista de governar, um ponto percentual acima do último levantamento.
O número é mais generoso aos petistas no Nordeste. Na região, as pessoas que avaliam o governo como ótimo ou bom passou de 68% para 72%. Na comparação com dezembro do ano passado, a aprovação da maneira de a presidenta governar subiu de 80% para 85%. “A presidenta Dilma não era tão forte no Nordeste como era o ex-presidente Lula. Mas isso mudou na pesquisa de agora, que mostrou uma avaliação positiva muito forte dela nessa região”, explicou o gerente executivo de Pesquisa da CNI, Renato Fonseca.
De acordo com a coluna Blog de Política, publicada nesta segunda-feira (25) no Diario de Pernambuco, a gestão petista merece ser objeto de estudo de cientistas políticos. “Seu governo foi lento no socorro aos efeitos da seca e, ainda assim, são do Nordeste os maiores índices de aprovação da petista. Cada vez fica mais evidente que se o bolso do cidadão não for atingido diretamente, a popularidade do governo não será abalada. Independentemente do partido”, comentou o jornalista Josué Nogueira. (Diario de Pernambuco)
Blog do Banana

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...