terça-feira, 26 de março de 2013

Secretaria de Desenvolvimento Rural investe em programas de combate a seca em Petrolina






seca
A Prefeitura Municipal, através da secretaria de Irrigação e Desenvolvimento Rural, está viabilizando projetos e ações que amenizem os prejuízos provocados pela seca na região, principalmente para os moradores que vivem na área de sequeiro.
A seca que atinge a região Nordeste é uma das maiores dos últimos 50 anos. Perda da lavoura, de animais e a falta de água são alguns dos problemas recorrentes da longa estiagem e o município de Petrolina não foge desse cenário.
Uma dessas iniciativas para amenizar a situação em  Petrolina é a distribuição de forragem para os produtores rurais. Na última semana, as equipes da Secretaria disponibilizaram 51 toneladas de volumoso de milho (mistura de palha de milho e espiga) para a comunidade de Rajada. O produto é uma alternativa de alimentação para os animais.
O projeto acontece em parceria com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Sindicato dos Trabalhadores Rurais e será realizado sempre as quartas-feiras. Nesta semana as comunidades beneficiadas são Pau Ferro e Uruás, sendo que a distribuição acontecerá nas próprias localidades.
Segundo o secretário da pasta Otávio Carvalho, no momento também está sendo aguardada a liberação de recursos para a instalação e perfuração de poços, limpeza de barreiros e aguadas. Essa ação é em parceria com a Codevasf e 2 milhões serão investidos.
Está previsto para os próximos dias a liberação de recursos oriundos do governo federal para o combate a seca no Nordeste. De acordo com presidente Dilma Rousseff 30 bilhões de reais serão investidos até 2014 para a construção de barragens, canais, estações de tratamento e redes de abastecimento, além das obras de integração da Bacia do São Francisco e construção de cisternas e poços.
“Nós estamos entrando em contato com o secretário de Defesa Civil do Ministério da Integração para estarmos cientes dos repasses do governo federal para o município de Petrolina. Com esses investimentos iremos melhorar cada vez mais os programas de assistência às famílias da área de sequeiro”, frisa Otávio Carvalho.(Ascom)

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...