terça-feira, 19 de março de 2013

Secretaria de Acessibilidade é responsável por fiscalizar a adequação de ambientes públicos



images
Rampas de acesso, banheiros adaptados e cardápios em braile são alguns dos itens que os estabelecimentos devem oferecer ao público, para facilitar o acesso de pessoas deficientes. O não cumprimento das normas de acessibilidade, pode acarretar em multa por descumprimento de lei, ao estabelecimento.
Cerca de 14% da população petrolinense possui algum tipo de deficiência ou dificuldade de locomoção. Não respeitando essa porcentagem, muitos pontos de lazer da cidade, como bares e restaurantes, não estão preparados para receber esses cidadãos de forma adequada. Por isso, ao se sentir desrespeitada em algum ambiente, a pessoa deve procurar a secretaria de Acessibilidade, órgão municipal responsável, pelo cumprimento das regras direcionadas a pessoas com deficiência.
Para que as leis de acessibilidade sejam cumpridas na cidade é importante que os deficientes reivindiquem seus direitos. “Nossa sociedade precisa ajustar-se as pessoas com deficiência, os ambientes de lazer ainda estão em adequação. Mas vale lembrar que em muitos casos, somos culpados por não reivindicar coletivamente nossos direitos”, afirma a secretária de Acessibilidade Rosemary Andrade.
A secretaria de Acessibilidade de Petrolina é responsável por articular a adequação dos ambientes públicos, para que possam receber os deficientes seguindo a legislação brasileira. A secretaria está fazendo um levantamento das condições de acessibilidade nos órgãos públicos, que em breve será divulgado.
ASCOM/PMP
Blog do Banana

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...