terça-feira, 26 de março de 2013

Em discurso, Eduardo Campos se diz ‘amigo’ e ‘companheiro’ de Dilma


imagemO governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) se disse nesta segunda (15), em Serra Talhada (PE), “companheiro” da presidente Dilma Rousseff e afirmou que o estado a recebeu “com a mesma atenção de sempre”.
Campos e Dilma discursaram na cerimônia de inauguração da primeira etapa da Adutora do Pajeú. Ambos são possíveis adversários na eleição presidencial de 2014. Na semana passada, o governador elogiou José Serra (PSDB), rival de Dilma na campanha eleitoral de 2010. Pesquisa do instituto Datafolha divulgada na última sexta, apontou a presidente com 58% das intenções de voto se a eleição fosse hoje, e Campos, com 6%, em um cenário que inclui como possíveis candidatos Marina Silva, da Rede (16%), e Aécio Neves, do PSDB (10%).
“Minha primeira palavra, presidenta, é para dizer que Pernambuco lhe recebe e acolhe com a mesma atenção de sempre, com o respeito que lhe tributamos, nesse estado que lhe recebeu e ajudou a ser presidente da República”, afirmou o governador no início de seu discurso.
Ao finalizar, sua fala, Campos desejou que Dilma “volte sempre” e disse que ela tem nele um “companheiro” e um “amigo”. “Presidenta, seja bem-vinda, volte sempre. Pernambuco lhe respeita. Aqui a senhora tem um governador, mas também tem um companheiro, um amigo de longa jornada. A generosidade do povo de Pernambuco jamais vai afetar a compreensão de Brasil que todos nós temos. Um grande abraço”.
O governador agradeceu pelas parcerias com o governo federal, citando muitas vezes que foram iniciadas ainda no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Tenho certeza de que as parcerias de ontem e de hoje vão na mesma direção, para construir um país mais equilibrado e justo”, disse, para completar: “Nosso conjunto político não tem faltado com apoio político ao governo de vossa excelência”, afirmou.
Campos citou também o avô, o ex-governador Miguel Arraes, para lembrar a luta secular do sertanejo contra a seca e as ações do seu governo contra os efeitos da estiagem.
“Estouramos as secas dos currais atrasados em Pernambuco. Tenho a alegria de ser o governador que colocou GPS nos carros-pipa para acabar com essa vergonha [de a água ser moeda para compra de votos]. Numa seca como essa não podemos dividir os brasileiros,
Ministro
O ministro da Integração, Fernando Bezerra Coelho, do PSB, mencionou em seu discurso artigo de uma colunista política de um jornal pernambucano, que afirmou que o ministro estaria “entre a cruz e a caldeirinha”. Ele afirmou que não sabia se ela estava certa ou errada.
O ministro já foi citado como o candidato de Eduardo Campos ao Governo de Pernambuco em 2014. Mas também foi objeto de notícias de que deixaria o PSB rumo ao PT.
“O que sei e confio é que, ao cabo do debate que estamos testemunhando, prefiro acreditar na derivada positiva de quem ajudou a construir este momento do pais. Todos nós estamos juntos desde 1989, sonhando, lutando e pelejando. Todos aqui têm legitimidade para debater, para discutir, para que o Brasil possa ir até muito mais longe”, afirmou.
No final do discurso, Bezerra Coelho se dirigiu a Dilma para dizer que “Eduardo Campos é o melhor governador que o Brasil tem” e, em seguida, elogiou a política de ações de convivência com a seca do governo federal e o apoio que recebe para gerir a pasta da Integração Nacional.
Agenda presidencial
A presidente Dilma Rousseff foi a Pernambuco para inaugurar a primeira etapa da adutora do Pajeú, equivalente a 118 km, suficientes para abastecer as cidades sertanejas de Floresta, Serra Talhada, Calumbi, Flores, Carnaíba e Afogados da Ingazeira, além do distrito de Canaã, em Triunfo.
Ainda restam 79 km para a conclusão dessa fase da obra, o que deve acontecer até o segundo semestre de 2013. No total, a adutora terá 598 km. Quando estiver 100% concluída, ela irá captar água do Rio São Francisco para atender cerca de 400 mil pessoas, em 21 cidades pernambucanas e oito paraibanas. O investimento é de R$ 547 milhões.
Dilma teria outras agendas em Pernambuco, entre elas um possível almoço com o governador Eduardo Campos, que realizou o convite. Na sexta-feira (22), no entanto, o Palácio do Planalto cancelou os outros compromissos da presidente no estado, porque ela vai comparecer a uma missa em Petrópolis, às 17h, em memória das vítimas das chuvas na região serrana do Rio de Janeiro. (G1 PE)
Blog do Banana

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...