domingo, 31 de março de 2013

Cai presença em plenário dos deputados federais em 2012


camara deputados/Foto Agência 
Dos 91 dias em que a presença na Câmara dos Deputados era obrigatória, cada parlamentar compareceu, em média, 74 vezes para votar, revelando queda de quase 20% de presença no plenário em relação ao ano anterior.
O levantamento sobre a assiduidade dos parlamentares no ano de eleições municipais foi realizado pela revista Congresso em Foco com dados oficiais da Câmara.
Em 2011, quando a frequência foi exigida em 107 dias do ano, cada deputado apareceu, em média, 90 vezes para examinar propostas legislativas.
A baixa na presença dos deputados coincidiu com outro ponto negativo de 2012: a queda na produção legislativa (em relação a 2011, o número de leis produzidas caiu de 208 para 192).
A prioridade dada pelos parlamentares candidatos às eleições, em detrimento do trabalho em plenário, não se mostrou tão eficaz. Dos 87 deputados que disputaram o cargo de prefeito ou vice, apenas 26 conseguiram se eleger. Em Petrolina/PE o deputado federal Fernando Filho (PSB) perdeu a eleição para Julio Lossio (PMDB).
PERNAMBUCO – Quanto aos deputados federais de Petrolina, Fernando Filho e Gonzaga Patriota, ambos PSB, a presença em plenário esteve praticamente dentro da média. Fernando Filho conciliou a vida parlamentar à campanha para prefeito em Petrolina e esteve 71 vezes em Brasília (78% de assiduidade); Gonzaga foi bem mais assíduo e participou de 81 das 91 sessões deliberativas (89% de presença).
Dos parlamentares pernambucanos apenas Augusto Coutinho, do DEM, tem 100% de presença no plenário. Na lista dos mais faltosos está o deputado Sergio Guerra (PSDB) que, mesmo sem ter disputado o pleito municipal, ausentou-se 50 vezes com justificativa. Em 2012 o tucano enfrentou sérios problemas de saúde. (com informações do Congresso em Foco)

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...