domingo, 31 de março de 2013

Anvisa aprova novas versões de remédio anti-HIV para crianças

imagem1A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou este mês duas novas versões do medicamento antirretroviral raltegravir, usado contra o vírus da Aids.
As novas apresentações, em comprimidos mastigáveis de 25 mg e 100 mg, vão ajudar a tratar crianças soropositivas entre 2 e 12 anos. O produto já existente, de 400 mg, também teve seu registro renovado, em janeiro, e recebeu indicação para ser aplicado em crianças de 6 a 12 anos.
O medicamento, fabricado pela farmacêutica americana Merck Sharp & Dohme (MSD), é conhecido comercialmente como Isentress e já tem sido usado em adultos. O tratamento contínuo com o remédio evita que o DNA do HIV se integre ao material genético humano, ao inibir uma enzima chamada integrase e prevenir que o vírus se replique e infecte novas células. Além disso, a terapia reduz o risco de desenvolvimento de doenças associadas ao HIV, como pneumonia e tuberculose.

imagem
A MSD informa que agora vai atualizar a bula do produto, para uso pediátrico, e aguarda definição dos preços da versão mastigável para lançá-la no mercado nacional.
Essa classe de drogas anti-integrase foi aprovada pela primeira vez pela agência americana Food and Drug Agency (FDA), que regula alimentos e remédios, em 2007. Hoje, o medicamento é usado em terapias combinadas de antirretrovirais em dezenas de países. E a indicação pediátrica aprovada no Brasil já existia nos EUA. (G1)
Blog do Banana

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...