sábado, 27 de agosto de 2011

A Adagro fiscaliza resíduos de agrotóxicos no Vale do São Francisco

Agricultura
26/08/2011 14h42                                                                          

Fiscalização vai identificar resíduos de agrotóxicos em cultivos do Vale.


















Começou essa semana o trabalho de monitoramento de resíduo de agrotóxico em cultivos do Vale do São Francisco. A fiscalização feita por técnicos da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) é resultado de um convênio entre o órgão e o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) que prevê a coleta mensal de 20 amostras de cultivos de pequenos produtores.
As amostras serão encaminhadas para o laboratório do Itep, no Recife, capaz de identificar princípios ativos de diversas substâncias utilizadas durante o cultivo para acelerar o processo de maturação das frutas e hortaliças. O prazo para divulgação do resultado é de cinco dias.
O foco da ação será os cultivos mais tradicionais na região como manga, uva, acerola, goiaba, banana, mamão, melão, melancia. Os exames no laboratório do Itep são capazes de identificar desde a presença de resíduos acima do índice permitido até o uso de produtos sem registros.

O programa será realizado até dezembro. A coordenadora da área vegetal do escritório da Adagro em Petrolina, Dilene Borges, reforçou que o órgão realiza periodicamente um trabalho de orientação aos produtores. “Sempre que fazemos um trabalho de defesa fazemos diretamente no campo também o trabalho de orientação sobre devolução de embalagens e o comércio de Petrolina é visitado pela Adagro no mínimo três vezes por ano”, informou.
[T] Geovani Siqueira [F] Gabriel Oliveira

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...